Servidores da UFBA decidem manter greve até o final da negociação

Há dois meses em greve, os servidores técnico-administrativos da UFBA lotaram a Faculdade de Arquitetura da UFBA, na manhã desta quinta (9), para discutir o movimento e Hora Extra Incorporada. A assembleia geral da categoria avaliou a proposta emitida pelo governo no último dia 6 e sugeriu mudanças na contraposta que será apresentada pela Fasubra Sindical. Os trabalhadores votaram pela manutenção da greve até que a negociação esteja concretizada.

Categoria aceitou a proposta apresentada pelo governo, mas indicou mudanças importantes Foto: Américo Barros

No último dia 6, o governo federal ofereceu um reajuste salarial de 15,8% parcelado em três vezes até 2015 para a categoria. A coordenadora geral da ASSUFBA, Nadja Rabello, destacou que essa não era a proposta esperada pelos servidores, mas montante de 1,7 bi pode ser um valor considerável para outras categorias em greve. “Temos avanço, uma vez que houve uma proposta, diferentemente da greve do ano passado. Além disso, conseguimos o tratamento isonômico entre ativos e aposentados e isso pode ser considerado o ponto mais importante da proposta”.

Foto: Américo Barros

“Fomos chamados a negociar antes das outras categorias, que só terão proposta na semana que vem. Isso, com toda certeza, se deve às nossas mobilizações e à intervenção de alguns parlamentares, como a deputada Alice Portugal. A tendência inicial do CNG era de rejeitar a proposta, mas isso fecharia o diálogo”, ressaltou o coordenador jurídico da ASSUFBA, Paulo Vaz.

O coordenador licenciado da ASSUFBA, Renato Jorge, fez observações importantes sobre o teor da contraposta da Fasubra. “Ano passado, fomos levados a rejeitar a proposta sem ao menos conhecê-la. Não podemos cometer o mesmo erro nesta greve. Sugeri a retirada da palavra ‘rejeitar’. Devemos aceitar a proposta e buscar melhorá-la, mas garantindo o que já conquistamos, para que esse recurso não caia no bolso de outra categoria”, ressaltou o servidor.

Foto: Américo Barros

A assembleia decidiu aprovar as indicações do Comando Local de Greve e propôs que a categoria aceitasse a proposta, com o intuito de melhorá-la. Ficou estabelecida continuação do movimento de forma atenta e intensa, para que os servidores não saiam com prejuízos. Outro acréscimo importante foi a jornada de trabalho, que inicialmente estava contemplada no documento como “30 horas semanais”. A AG indicou que o termo fosse substituído por “Turnos contínuos nas IFES”.

Ascom Assufba Sindicato

10/08/12