Servidores da UFBA e UNILAB aprovam, em grande Assembleia Geral Virtual, propostas de enfrentamento contra o desmonte do serviço público

A quinta-feira (08/10) foi um dia de importantes decisões para os Técnico-Administrativos em Educação da UFBA e da UNILAB. Em uma grande Assembleia Geral Virtual realizada pela ASSUFBA, os servidores aprovaram as propostas apresentadas pelo Sindicato para enfrentar o desmonte do serviço público promovido pelo governo Bolsonaro e a posição contrária ao indicativo de Greve Nacional da FASUBRA.

No começo da assembleia, a categoria aprovou a pauta de discussões da assembleia. Em seguida, o Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, e a Coordenadora do Sindicato e da FASUBRA, Lucimara da Cruz, falaram sobre a conjuntura adversa e o projeto neoliberal capitaneado pelo governo Bolsonaro, que quer desmontar o serviço público com propostas como a Reforma Administrativa.

A deputada federal e servidora licenciada da UFBA, Alice Portugal, participou da assembleia e traçou um panorama sobre a situação do Brasil e a agenda do Congresso Nacional. O governo Bolsonaro tem feito duros ataques aos serviços e servidores públicos. Ampliar a resistência é fundamental para impedir retrocessos.

A deputada chamou a atenção para a necessidade de a categoria e a população pressionarem os deputados para que derrubem matérias que prejudicam os trabalhadores e o país.

Além da posição contrária ao indicativo de Greve Nacional da FASUBRA, os servidores também aprovaram o conjunto de propostas apresentado pela Coordenadora do Sindicato e da Federação, Lucimara da Cruz.

Entre as ações aprovadas, a campanha de valorização do serviço público e contra a Reforma Administrativa; e intensificar as campanhas junto aos parlamentares da Bahia para que votem contra a medida no Congresso Nacional e para o aumento do orçamento das IFES.

A categoria também aprovou unificar as ações junto às centrais sindicais, entidades do setor público, estatais, movimento sindical; fortalecer ações com às entidades da educação: TAEs, docentes, estudantes, empregados públicos e terceirizados; intensificar a comunicação na categoria, esclarecendo os prejuízos para os servidores ativos e aposentados das IFES; e campanha junto à sociedade, esclarecendo os efeitos e prejuízos do desmonte do serviço público para quem mais precisa.

Defender garantias de direitos aos servidores no trabalho remoto, agora e pós pandemia; combater a redução salarial com redução de jornada; lutar para garantir segurança aos trabalhadores de serviços essenciais sejam servidores do RJU, terceirizados ou das empresas públicas; e intensificar a luta para a manutenção da infecção por Covid-19 como doença ocupacional para trabalhadores que se contaminarem no serviço; intensificar as ações judiciais que questionam o desmonte do Estado Democrático de Direito; e reforçar a construção do enfrentamento ao governo com outros segmentos sociais que também já estão em Luta (Povos Indígenas, Povo Preto, outros) também estão entre as ações aprovadas.

A categoria ainda aprovou a delegação que participa da Plenária Virtual Nacional da FASUBRA, que acontece nos dias 15 e 16 de outubro. Na base da UFBA/UNILAB, apenas uma chapa foi inscrita. Os delegados eleitos são: Adelmária Ione (Coordenação da ASSUFBA/Servidora da UNILAB), Lucimara da Cruz (Unidade Pra Lutar) e Edilene Costa (Coletivo Unir).