Servidores da UFBA fazem ato em defesa do CEFE

Na manhã do dia 1º, convocados pela ASSUFBA Sindicato, os servidores técnico-administrativos realizaram ato em Ondina, no Centro de Educação Física e Esporte da UFBA (CEFE). A manifestação dos servidores contou com o apoio de estudantes de Educação Física e professores da UFBA que aderiram ao ato em defesa da revitalização do CEFE.

Eles se concentraram no campo de futebol do Centro de Educação Física e Esporte da UFBA e usaram faixas, cartazes, pirulitos e um carro de som, para chamar a atenção da comunidade. Houve o debate de alternativas para a revitalização do local.

Foto: Américo Barros

“A ASSUFBA esteve há alguns meses com a Administração Central da UFBA e direção da FACED para tratar da execução de serviços necessários para o pleno funcionamento do equipamento. Houve um compromisso de assumir a responsabilidade na execução dos serviços pela Universidade (UFBA). No entanto, o que verificamos aqui é que nada foi feito. Constatamos de uma trave a outra do campo de futebol a falta de grama, por exemplo”, salienta o coordenador de Esportes da ASSUFBA, Mario Sergio Nascimento.

O coordenador da ASSUFBA ressalta a preocupação com um equipamento que marcou história quando foi implantado na década de 70 pela UFBA, um patrimônio público que precisa ser zelado. “Isso aqui deve ser revitalizado. Lutamos por mais estrutura para os estudantes, que necessitam disso aqui como ciência, um laboratório aberto na área de esportes. Manter isso é função primordial da universidade. Por isso, convocamos esse ato para discutir e debater a situação e levar para a universidade esses anseios”, afirma José Gomes, também coordenador de Esportes do Sindicato.

Foto: Américo Barros

“Não podemos ficar aguardando enquanto o CEFE se deteriora. A UFBA precisa investir urgente. Aguardamos o envio de uma equipe para iniciar os trabalhos de recuperação do gramado e um posicionamento da administração central. Reiteramos o nosso compromisso com a Universidade Pública e de Qualidade”, argumenta Mario Sergio Nascimento.

Projeto

“Temos também um projeto da UFBA que é fruto de 12 anos de estudos. Ele contemplará Ginásio Poliesportivo; Parque Aquático; Esportes de Campo; Unidade de Apoio Multidisciplinar. São cinco etapas num investimento de R$100 milhões. Mas, enquanto o projeto não acontece e é viabilizado, temos é que investir aqui no CEFE”, destaca Mario Sergio Nascimento.

Foto: Américo Barros

02/08/2012
Ascom ASSUFBA Sindicato