Servidores da UFBA podem realizar testes para a Covid-19 no Laboratório do ICS

Com o surgimento da nova variante Ômicron, o número de casos de Covid-19 voltou a crescer. Para aumentar a segurança da comunidade universitária, a UFBA está realizando testagem para a Covid-19 no Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular, que fica no ICS (Instituto de Ciências da Saúde).

O Coordenador do Labimuno, professor Roberto Meyer, do ICS, explica que os testes estão sendo realizados de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h. Mas, é necessário fazer o agendamento, que pode ser feito por meio do Whatsapp (71) 99966-9013 ou pelo e-mail labimuno@ufba.br. Por dia, 40 pessoas estão sendo atendidas.

“É importante que a pessoa esteja pelo menos com três dias de sintomas, pois antes disso o teste costuma ser falso-negativo. No momento, estamos realizando o teste de detecção do antígeno de SARS-CoV-2, por imunocromatografia (teste rápido), mas fazemos também RT-PCR para detecção do RNA viral”, explica o Dr. Roberto Meyer.

Além dos servidores técnico-administrativos, docentes, estudantes e terceirizados também podem realizar a testagem. A iniciativa está entre as ações do Plano de Contingência da UFBA, visando combater o contágio e garantir a segurança da comunidade universitária.