Servidores da UFSB debatem condições para retorno das atividades presenciais e proposta de regimento

Durante a assembleia desta quinta-feira (29/07), a Coordenação da ASSUFBA e os servidores da UFSB discutiram as condições necessárias para um possível retorno das atividades presenciais e a proposta de novo regimento da instituição.

Os coordenadores do Sindicato Edinelvan Lima e Maristela Aragão, reafirmaram que os servidores só devem retornar ao trabalho presencial diante de um protocolo de biossegurança bem definido e com medidas que garantem a saúde e a segurança da comunidade universitária.

Para fomentar o debate, a servidora Camila Calhau, membro do Comitê Emergencial de Crise Covid-19 da UFSB – CEC, fez uma síntese da situação da pandemia nas regiões sul e extremo sul da Bahia, com um recorte nos municípios onde estão os campi da UFSB, bem como seus colégios universitários. Calhau informou que apresentam boletins quinzenais com dados sobre o avanço da vacinação nesses municípios, a taxa de ocupação de leitos clínicos, de UTIs e óbitos por Covid-19. O boletim já está na sua 39° publicação.

A representante do CEC mencionou sobre o formulário enviado recentemente para todos os servidores da UFSB, que teve como objetivo conhecer o andamento do processo de vacinação contra a Covid-19 na comunidade interna da instituição. O documento ainda contém informações sobre a opinião e sugestões dos servidores sobre um possível retorno às atividades presenciais e o teletrabalho. Os dados ainda estão em análise e em breve serão amplamente divulgados nos canais oficiais da UFSB.

Sobre a proposta de mudança no Regimento da UFSB, o representante dos TAE no Conselho Universitário, Danilo Ornelas, informou que já ocorreram duas reuniões para discutir o assunto. O posicionamento defendido pela categoria era de que houvesse uma mudança no estatuto da instituição primeiro, já que apresenta algumas falhas, mas foi voto vencido no CONSUNI.

Durante a assembleia, os servidores também aprovaram o posicionamento da categoria a ser apresentado na reunião do CONSUNI, que acontece nesta sexta-feira (30/07), de defender a garantia de um representante por campi no Conselho.

A categoria também fez um amplo debate sobre os artigos da proposta de regimento e deram sugestões de mudanças, que serão apresentadas nesta sexta-feira (30/07).