Servidores públicos foram impactados no mecanismo de trabalho durante a pandemia, mas não pararam

A pandemia de Covid-19 impactou o mundo e transformou a sociedade em diversos aspectos, principalmente no modo de trabalho, em especial, dos servidores públicos. A educação a distância, compras onlines e o trabalho remoto se tornaram mudanças sociais que seguem os caminhos para serem duradouras.

Segundo membros da Emerging Multinationals Research Network (EMRN), rede internacional de pesquisadores, a pandemia acelerou a digitalização das empresas em 10 anos. O setor público precisou promover de forma acelerada a digitalização dos serviços e aprendizado nas mídias para apoiar a população em um período de isolamento social cercado de incertezas.

Estas demandas levaram à mudanças que vão desde a adoção de formas ágeis de trabalho, a criação de novos mecanismos de coordenação, a incorporação de novos estilos de liderança e sistemas de treinamento intensificados com foco em um escopo mais amplo de habilidades— e a ampliação do uso da tecnologia como uma facilitadora. O funcionalismo público esteve sempre à disposição da população para que os serviços não parassem.