Servidores são homenageados em atividade na Reitoria da UFBA

Na manhã desta terça-feira (22/10), os Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal da Bahia foram homenageados, durante atividade na Reitoria da UFBA, em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.

O reitor da UFBA, João Carlos Salles, parabenizou todos os trabalhadores da Universidade e afirmou que “o servidor público não tem apenas um emprego, tem uma missão de espelhar interesses que ultrapassam o indivíduo como mero profissional. Ele tem a missão de projetar em seu ato o cuidado com a sociabilidade”.

 

O professor João Carlos Salles falou sobre a conjuntura nacional de desmonte da educação. “Quando se ataca o serviço público, se ataca a política de Estado, os direitos, a sociedade”. Ele também reforçou que a universidade é um local de produção de conhecimento, de ensino de qualidade, dos maiores influxos democráticos. “É um lugar onde a nossa vocação acolhe nossa profissão”.

Presente na mesa, o Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, parabenizou os servidores, que tanto dedicaram esforços para a construção e consolidação da UFBA, que hoje está sob ataque. “Estamos vivendo tempos difíceis. O governo quer destruir as instituições. Um exemplo é o Future-se, programa que incentiva a privatização”.

Renato Jorge aproveitou a oportunidade para convidar os presentes para a reunião do Conselho Universitário, que acontece no próximo dia 29, na Reitoria da UFBA. Na ocasião, a universidade vai definir o posicionamento sobre o Future-se. Logo após, tem início o Congresso da instituição.

A Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas, Denise Vieira, afirmou que “somos responsáveis pelo exercício da cidadania através da prestação de serviço. Hoje é um bom dia para lembrar quem somos nós”. Ela também convidou a todos para que participem da Semana do Servidor, que acontece até o dia 30 de outubro.

Logo após as falas, teve início a palestra “Entre nós, laços: o que nos une nos desafios?”, com a professora Vivina Machado, que fez uma série de provocações à plateia. Indagou: “O que você admira na UFBA? O que vocês podem pensar para se unirem mais?”, levando o público à reflexão.

“Tenho um vínculo de cidadã, que sente orgulho da existência dessa universidade. Uma instituição que começa em 1946 e está aqui até hoje, forte, gerando, parindo conhecimento”, disse Vivina Machado.

Depois da palestra, os presentes assistiram a um vídeo de retrospectiva dos espaços da UFBA e, em seguida, foram presenteados com a encantadora apresentação do Coral da ASSUFBA, regido pelo maestro Vinicius Ferraz.

A celebração foi encerrada com uma homenagem aos aposentados 2018/2019. Realizada pela Prodep, a Semana do Servidor da UFBA tem na programação atividades culturais, artísticas e de integração social, implementadas pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho da Coordenação de Desenvolvimento Humano.

 

                                                    Entrega das placas aos servidores aposentados

 

                                                    Servidores novos da comunidade UFBA reunidos