Servidores(as) da UFSB aprovam Paralisação Nacional no dia 11 de março e delegado à Plenária Nacional da FASUBRA

A Paralisação Nacional no dia 11 de março para cobrar a aprovação da LOA e o cumprimento integral do Acordo de Greve, conforme orientação da FASUBRA, foi aprovada por unanimidade pelos(as) servidores(as) da UFSB. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Virtual, realizada nesta terça-feira (25/02).
Os(as) TAE também aprovaram por unanimidade a realização de atividade presencial pela manhã e uma live conjunta à tarde com os(as) trabalhadores(as) das universidades do interior para discutir a reestruturação do PCCTAE em função da MP 1.286/2024.
A Coordenadora de Comunicação da FASUBRA e da ASSUFBA, Lucimara da Cruz, falou sobre a convocação da Federação para a ação conjunta, forte e continuada para que o Acordo de Greve, assinado no ano passado, seja integralmente cumprido. “Estamos enfrentando dificuldades no Parlamento. A Medida Provisória 1.286/2024 não contempla todos os pontos que foram acordados com a representação da categoria. A nossa ação movimenta os caminhos para que a nossa vitória seja concretizada”.
Lucimara informou ainda que a expectativa é que a LOA seja votada no dia 11 de março. O Coordenador Antonio Bomfim lembrou que a data da Paralisação Nacional faz referência ao aniversário de 1 ano da greve da categoria e que é preciso intensificar a luta.
A Coordenadora Adelmária Ione falou sobre as mudanças na carreira e lembrou que é necessário que os(as) trabalhadores(as) pressionem os deputados pela aprovação da LOA e das emendas elaboradas pela FASUBRA , apresentadas por parlamentares.
O Coordenador Geral da ASSUFBA, Edinelvan Lima, falou da Nota Técnica para esclarecer as mudanças no PCCTAE, emitida pela CNSC (Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação), e do Ofício nº 001/2025, encaminhado ao MGI (Ministério da Gestão e da Inovação), pelo FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), FONACATE (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado) e centrais sindicais, no último dia 30, contendo a pauta de reivindicações dos(as) servidores(as) públicos(as) para 2025.
Ele explicou ainda que o ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal) vai se reunir com os representantes dos Três Poderes, nesta quinta-feira (27/02), para tratar das emendas parlamentares.
Plenária Nacional da FASUBRA
Os(as) TAE aprovaram por unanimidade os nomes de Edinelvan Lima (titular) e Maristela Aragão (suplente) para compor a delegação que vai à Plenária Nacional da FASUBRA, que acontece de 14 a 16 de março, em Brasília.
Consuni
Edinelvan falou sobre a vacância de representantes dos(as) TAE no Consuni. Por isto, a necessidade de realizar uma nova eleição para escolha de novos membros e a formação da Comissão Eleitoral. O objetivo é realizar uma assembleia específica para tratar do assunto.
PARTICIPE
SINDICATO É PRA LUTAR!