Setembro Amarelo: mês dedicado à prevenção do suicídio
Setembro Amarelo é um mês voltado para a conscientização e prevenção do suicídio, com a campanha iniciada no Brasil em 2015. O objetivo é combater o tabu associado ao problema e incentivar a busca por ajuda. A ASSUFBA apoia o movimento e lembra que a escolha pela vida é sempre a melhor.
O suicídio é um grave problema de saúde pública. A Organização Mundial da Saúde estima mais de 700 mil casos de mortes anualmente. No Brasil, por exemplo, aproximadamente 14 mil casos são registrados por ano, o que corresponde a uma média de 38 óbitos diários.
Em apoio à campanha, a ASSUFBA lembra sobre os serviços oferecidos pelo SUS e acompanhamento gratuito pela Rede de atenção psicossocial (RAPS). Estes centros comunitários de atendimento à saúde mental da população servem como linha inicial de combate ao suicídio, e conseguem inibir com sucesso casos leves e moderados de transtornos mentais.
Além disso, o Centro de Valorização da Vida é um recurso valioso para quem precisa de ajuda. O CVV oferece apoio emocional e orientação através do número 188, e o atendimento é realizado pelo telefone, e-mail e chat 24 horas, acessível pelo site cvv.org.br.