Setembro Amarelo, uma campanha pela valorização da vida

Adotada o Brasil em 2015, a campanha Setembro Amarelo chama atenção para a valorização da vida e a importância dos cuidados com a saúde mental. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da Secretaria de Vigilância da Saúde (SVS) revelam que os casos de suicídio aumentaram mais de 43% na última década, especialmente nos indivíduos entre 14 e 29 anos. Todos os dias, 39 pessoas tiram a própria vida no país.
É preciso estar atento. Mudanças de comportamento, como isolamento, insônia, utilização de roupas de manga longa – para esconder possíveis marcas de automultilação – alteração de rendimento escolar ou no ambiente de trabalho são sintomas relevantes.
A ASSUFBA lembra que o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza atendimento e acompanhamento gratuito na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) através dos CAPS (Centro de Atenção PsicoSocial). Estes centros comunitários de atendimento à saúde mental da população servem como linha inicial de combate ao suicídio, e conseguem inibir com sucesso casos leves e moderados.
Outro posto de socorro para quem necessite de ajuda é o CVV (Centro de Valorização da Vida). Através do número 188 é possível ligar e conversar com a equipe de voluntários, preparada para fornecer apoio emocional ou conduzir aqueles que queiram ajudar alguém que está passando pelo problema. O atendimento é feito tanto pelo telefone quanto por e-mail, além do chat 24 horas, disponíveis no link: cvv.org.br.