Sinaide Coelho é a 1a Enfermeira Técnica-Administrativa Eleita Diretora da Maternidade Climério de Oliveira da UFBA

Por Francisco Vilares

Sinaide Coelho é uma Mulher, Negra, Mãe, Enfermeira, Servidora Técnica-Administrativa em Educação, Preceptora, Mestre em Saúde da Mulher pela UFBA e é a 1a colocada na Consulta Pública realizada para escolha da nova Direção da Maternidade Climério de Oliveira (MCO) da Universidade Federal da Bahia, com 70,65% dos votos válidos e conduzirá a Gestão da MCO pelo quadriênio 2017-2021.

A Consulta Pública aconteceu nos dias 05 e 06/12/17 e contou com 3 candidatos na disputa. Além de Sinaide, concorreram a Professora Heloniza Costa, ex-diretora da Escola de Enfermagem da UFBA, e Paulo Tavares Filho, Gerente de Atenção à Saúde da atual Gestão, que governou a MCO pelos últimos 9 anos. Heloniza e Paulo receberam, respectivamente, apenas 9,9% e 19,45% dos votos válidos na Consulta.

Sinaide foi apoiada pelos Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) da Maternidade desde o lançamento de seu nome como candidata à Direção da MCO e foi a única capaz de integrar o amplo apoio e confiança dos Docentes que atuam na Climério, bem como dos Discentes de Medicina, Enfermagem e Nutrição que vivenciam seus internatos e residências na MCO. Os números da votação falam por si só: Sinaide obteve 129 dos 176 votos dos TAE da MCO que participaram do pleito; 8 dos 15 votos dos Docentes que atuam na unidade e votaram; e 70 dos 102 votos dos Discentes de Medicina, Enfermagem e Nutrição que compareceram à Consulta Pública.

As principais bandeiras da proposta de Gestão apresentada pela Enfermeira Sinaide são a retomada da identidade da MCO como a Maternidade-Escola da UFBA; a execução de uma Gestão de “Porta Aberta”, garantindo amplo diálogo e atenção aos atores que fazem a Maternidade acontecer, sendo eles as (os) Trabalhadoras (es) (TAE-RJU, Docentes, EBSERH, FAPEX, Colaboradores Terceirizados) e as (os) Discentes; a busca por uma Linha de Cuidado mais eficaz para as Usuárias do serviço, garantindo mais qualidade na Assistência e um Ensino ainda melhor para as (os) Estudantes, objetivando um treinamento cada vez mais humanizado para os Discentes que aprendem na MCO; e a Defesa da Autonomia Universitária na Maternidade Climério de Oliveira da UFBA.

diretora final 11 diretora final 12 diretora final 13

1a Enfermeira Técnica-Administrativa da História a ser Eleita Diretora de um Hospital Universitário no Brasil

Sinaide Coelho entra para a história como a 1a Enfermeira Técnica-Administrativa a ser escolhida pela Comunidade Acadêmica como Diretora para gerir um Hospital Universitário no Brasil, em especial pós advento da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH.

Até então o que se observava era a alternância entre Professores Médicos e Técnicos também Médicos. A mudança nesse panorama significa um grande avanço para a quebra de paradigmas sociais e institucionais sobre a capacidade dos mais diversos profissionais na condução da gerência da Universidade. Demonstra também que a Universidade Pública ainda pode ser a incubadora de grandes avanços no amadurecimento da Democracia que almejamos para o Brasil.

A esperança de toda Comunidade que elegeu a Enfermeira Sinaide como Diretora é de novos rumos para a Maternidade Climério de Oliveira.

IMG_9832

Sobre o Processo de Consulta Pública

O Processo de Consulta se iniciou oficialmente quando o Conselho Deliberativo (CD) da MCO, órgão decisório máximo da unidade, instituiu, em 27/09/17, a Comissão Especial que organizou impecavelmente todo o Processo de Consulta Pública, propondo o Calendário e as Normas Internas do pleito que foram aprovadas por unanimidade pelo Conselho da Maternidade, respectivamente em 11 e 16/10/17.

A Comissão Especial foi presidida com excelência por Radinei Nascimento, servidora Técnica-Administrativa em Educação lotada na MCO, e teve como importantes membros, partícipes de toda organização e condução do Processo, as seguintes integrantes: Na representação do Corpo Técnico-Administrativo em Educação lotado na MCO: a própria Radinei Nascimento, que presidiu os trabalhos da Comissão, e Edilêda Silva, suplente da representação dos TAE, também lotada na MCO, cuja história e atuação na Maternidade são irrepreensíveis; representando os Discentes dos Cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição: Rosa Soares e Sheila Varjão (Suplente); e na representação do Corpo Docente da Faculdade de Medicina e Escolas de Enfermagem e Nutrição, que são as unidades acadêmicas que possuem atuação na MCO: Valterlinda Queiroz e Telmara Couto (Suplente).

A Comissão realizou 2 Debates Públicos com os 3 candidatos, nos quais a Comunidade pôde conhecer e tirar todas as dúvidas sobre a Proposta de Trabalho de cada um. A Comissão Especial cumpriu todos os prazos estabelecidos no Calendário e agiu em pleno atendimento às Normas Internas que regeram o Processo, sendo eficiente também no trato de todos os casos omissos que surgiram.

A Comissão garantiu a lisura e legitimidade da Consulta Pública, que findou sem qualquer recurso contra os atos da Comissão, no que se refere à adequação dos 3 candidatos às exigências requisitadas para concorrer ao cargo de Diretor (a), no que se refere ao processo de votação e apuração e, especialmente, no que se refere ao resultado final que estabeleceu Sinaide Coelho como vencedora.

A Consulta Pública foi, portanto, referendada pelos 3 candidatos e por toda a Comunidade Universitária envolvida, uma vez que não se achou qualquer questionamento via recurso quanto à atuação da Comissão Especial.

Próximas Etapas

Resta agora ao Conselho Deliberativo da MCO, que é presidido pelo Professor Luis Fernando Adan, Diretor da Faculdade Medicina da UFBA, receber e homologar o Relatório da Comissão Especial que informa oficialmente ao órgão  o resultado final da Consulta Pública. O próximo passo após a aprovação do Relatório é o envio da Lista Tríplice com o nome dos 3 candidatos por ordem de classificação para a Reitoria da Universidade, a quem cabe, regimentalmente, indicar e nomear a (o) Diretora (r) da Maternidade Climério de Oliveira.

Em alguns encontros públicos realizados após a notícia do resultado da Consulta na Climério, o Professor João Carlos Salles, Reitor da UFBA, se comprometeu a garantir indicação da 1a colocada na Consulta Pública e primeiro nome que deve constar da lista tríplice que receberá. Professor João tem sido um dos Reitores mais democráticos e progressistas da história da UFBA e não se poderia esperar nada menos de sua parte.

Cabe ainda ao Reitor a indicação do nome que ocupará o cargo de Superintendente da Maternidade, já que a Climério de Oliveira é gerida pela EBSERH. Obviamente, se espera que o nome indicado seja o da Diretora escolhida pela Comunidade, Sinaide Coelho.

Após todo este Processo, a Comunidade Universitária como um todo espera que a EBSERH, respeitando a escolha democrática da Comunidade da Maternidade e a indicação do Reitor, conforme estabelece o contrato entre a UFBA e a Empresa Pública, dê posse à Sinaide Coelho como nova Superintendente da Maternidade Climério de Oliveira.

Uma Conquista construída no Coletivo

A vitória de Sinaide é ainda mais representativa porque foi uma conquista construída pela própria Comunidade e pelos diversos segmentos envolvidos.

Os Técnicos-Administrativos da Maternidade e de outras unidades da Universidade se juntaram para movimentar a campanha de Sinaide, em uma ação coletiva de unidade e comprometimento digna das grandes mudanças que se vêm na história. O nome de Sinaide como candidata nasceu justamente do seio desta categoria, que vivencia a MCO todos os dias e tem um compromisso de amor e responsabilidade com a Maternidade.

Ciranda dos TAE para comemorar o resultado da Apuração - 06/12/17 - 23h48min

Ciranda dos TAE para comemorar o resultado da Apuração – MCO – 06/12/17 – 23h48min

Mas Sinaide foi também a candidata mais apoiada entre os Docentes que atuam na Climério. As Professoras e os Professores enxergaram a responsabilidade da Proposta de Trabalho apresentada pela candidata e, conhecendo o perfil mais que adequado de Sinaide, que sempre atuou no campo da Preceptoria junto aos Docentes e Estudantes, firmaram o pacto de apoio à candidata e contribuíram imensamente para o resultado incontestável da Consulta.

O Corpo Discente também veio como uma avalanche de confiança em Sinaide. Garantiram, no voto, a certeza dos estudantes na capacidade dela para gerir a Maternidade e deixaram claro que acreditam no que a candidata apresentou durante o período de campanha.

Estudantes de Medicina comemorando após registrem o voto #SimSinaide

Estudantes de Medicina e Andrea Novo (TAE) comemorando após registrarem o voto. MCO – 06/12/17 – 10h15min

Além destes segmentos, a ampla maioria dos Empregados da EBSERH, da FAPEX e os demais Colaboradores Terceirizados da área de vigilância, serviços gerais e recepção demonstraram durante a campanha o carinho que têm por Sinaide e a confiança de que ela será capaz de promover as mudanças que a Climério de Oliveira está precisando.

Segundo comentários de colegas pelos corredores da sede da Maternidade e no Hospital Salvador (onde parte dos serviços da Climério está funcionando durante uma reforma que está em execução na sede), já é notória a mudança no “clima” da MCO. Há uma sensação de esperança no ar!

Comemoração após o Resultado da Apuração dos Votos - 07/12/17 - 00h26min

Comemoração após o Resultado da Apuração dos Votos – MCO – 07/12/17 – 00h26min

Sob Nova Direção

Sem dúvida Sinaide Coelho terá grandes desafios pela frente. No entanto, ela não estará sozinha. O pacto firmado entre ela e os que a escolheram na urna, com 70,65% dos votos, é de fazer uma Gestão onde todos se comprometam a contribuir para construir juntos a Maternidade-Escola Climério de Oliveira que a UFBA e a população baiana merecem. Uma Maternidade de referência para o país, onde as pessoas sejam valorizadas em seu trabalho, onde os Discentes, Docentes e Preceptores encontrem espaço adequado para promover Ensino de qualidade e humanizado, valorizando a Pesquisa, a Extensão e a Inovação, onde a Assistência seja prestada com eficiência na Linha de Cuidado, garantindo que as Mulheres e Crianças atendidas na Climério de Oliveira recebam um serviço digno e amplamente qualificado.

É motivo de muito orgulho para a Universidade, em tempos de crise política no Brasil e no mundo, garantir o pleno funcionamento de suas estruturas de escolha democrática e participativa que coroaram a Enfermeira Sinaide Coelho como a mais nova Diretora da MCO.

Que Sinaide, sua equipe de Gestão e todos os atores da Maternidade e da Universidade possam contribuir para cumprir o lema da campanha vitoriosa, que conclamava todos a “Mudar e Construir Juntos” a Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia.

02 Marca_Campanha_Sinaide Coelho_MCO

Conheça Sinaide Coelho

Folheto-Sinaide-Coelho_5

Proposta de Trabalho

Folder-Sinaide-Coelho_Corrigido4

 

Coordenação de Comunicação

ASSUFBA- Sindicato