Sindicato se reúne com o reitor da UFBA para tratar sobre os Turnos Contínuos

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (08/10), na Sala dos Conselhos Superiores da UFBA, a Coordenação da ASSUFBA tratou com o reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, com a Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas, Denise Vieira, e representantes da CAJ Central, sobre o Ofício Circular 012/2019, do dia 27 de setembro de 2019, que trata sobre os Turnos Contínuos.

O ofício, que foi enviado pela Reitoria da UFBA apenas para os diretores, pró-reitores e superintendentes das unidades, orienta que, nos locais onde não houve a conclusão do processo de flexibilização da jornada de trabalho, os servidores devem retornar para a jornada de 40h.

A ASSUFBA tomou conhecimento do documento pelas redes sociais. Diante dos impactos que a medida provocou na categoria, o Sindicato solicitou audiência com o reitor para esclarecimentos.

O professor João Carlos Salles reconheceu que deveria ter estabelecido este diálogo com a ASSUFBA antes de enviar o ofício para os dirigentes. Durante a reunião, reafirmou o conteúdo do Ofício Circular 022/2018/GAB/UFBA, publicado em 4 de junho de 2018, e que recomendava “aos dirigentes das unidades acadêmicas e administrativas que definissem em um prazo de 30 dias no âmbito das Unidades e Órgãos da administração o cronograma de ações que resultem no cumprimento dos dispositivos da Resolução 13/2013 do CONSUNI e do Decreto nº 1.590/05”. 

Foi identificado que não se obteve nesse tempo a finalização dos trabalhos das CAJ’s Locais, o que expõe a Universidade aos órgãos de controle em auditorias já realizadas na instituição. 

Como encaminhamento, ficou pactuado que a Reitoria vai emitir um documento com as orientações para cumprimento do Ofício Circular 012/2019. Além disso, foi estabelecido um prazo de um mês, que se encerra em 11 de novembro, para que as CAJ’s Locais encaminhem os processos à CAJ Central para conclusão dos relatórios.

O reitor se comprometeu ainda a criar as condições para que a CAJ Central possa melhor atender a demanda. Também será feita a liberação dos membros da Comissão para um mutirão no intuito de concluir os trabalhos. O mesmo será sugerido aos diretores de unidades. A Reitoria entende que os Turnos Contínuos melhoram o funcionamento da instituição. 

No dia 17 de outubro, ocorrerá nova reunião com a UFBA, as CAJ’s Central e Locais e os representantes de unidades, às 14h, na Sala dos Conselhos Superiores, para continuar a discussão sobre o tema.

Outro assunto tratado na reunião na Reitoria foi o controle de frequência. Mas, essa questão será discutida em outro momento. 

 

Reunião com representantes das CAJ’s Central, Local e das unidades

Na tarde desta segunda-feira (07/10), o Sindicato reuniu os representantes das CAJ’s Central, Local e das unidades da UFBA para tratar do Ofício Circular 012/2019.

Os servidores puderam expor a realidade de cada unidade e as dificuldades enfrentadas para a implantação dos Turnos Contínuos. O Sindicato reafirmou o posicionamento de buscar informações precisas junto à UFBA e manter a categoria atualizada em relação ao assunto.

Da CAJ Central, participaram o presidente Paulo Dantas, a vice-presidente Amanda Almeida, e o Coordenador da ASSUFBA, Antonio Bomfim Moreira.