Sindicato vai à Prodep para tratar sobre Gestão Plena nos HU’s

Após a notícia de que a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) será a gestora plena dos Hospitais Universitários da UFBA, a ASSUFBA se reuniu, primeiramente com a Reitoria da Universidade Federal da Bahia, e, na manhã desta quarta-feira (16/10), o Sindicato e as Seções Sindicais do COM-Hupes e da MCO participaram de reunião com a Prodep.

A reunião, solicitada pelo Sindicato, estava marcada com a Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas, Denise Vieira, que não esteve presente por motivos de saúde. Participaram o Coordenador e a assistente da Prodep, Jeilson Barreto e Cátia Andrade, respectivamente.

As Seções Sindicais do COM-Hupes e da MCO entregaram dois ofícios ao Coordenador de Gestão de Pessoas com as principais reivindicações dos trabalhadores dos Hospitais Universitários, no intuito de garantir a autonomia universitária, o respeito e a identidade dos servidores RJU (Regime Jurídico Único) na Universidade e nos HU’s.

Com a Gestão Plena, os repasses dos recursos destinados aos HU’s deixarão de ser feitos pela UFBA e passarão a ser realizados pela Ebserh.

A Coordenadora de Saúde do Trabalhador do Sindicato, Almira do Rosário, que também faz parte da Seção Sindical do Hupes, lembrou à Prodep que à época da implantação da Ebserh no hospital o período foi marcado por conflitos, desconhecimento e desrespeito à legislação do RJU e às rotinas e normatizações.   

Com a presença de trabalhadores de dois regimes de vínculos (RJU e CLT) e, diante da mudança para a Gestão Plena, a ASSUFBA e as Seções Sindicais reivindicam que a UFBA encaminhe para os HU’s um aditivo ao contrato que vai ser assinado para fazer a transição contendo a garantia de manutenção dos direitos já assegurados pela categoria.   

A representante da Seção Sindical da Maternidade Climério de Oliveira, Radinei Santos, falou sobre a necessidade de ampliação da qualificação e capacitação dos servidores RJU.

A opinião foi reforçada pelo membro da Seção Sindical do COM-Hupes, Giancarlo Damiani, que afirmou que não houve muito avanço quando se trata da capacitação e qualificação, que hoje é voltada mais para a área administrativa. Ao contrário do que acontece com os trabalhadores da Ebserh, que são capacitados e qualificados constantemente.

Radinei Santos também reivindicou que no documento conste a garantia de que a avaliação de desempenho dos trabalhadores RJU seja realizada e assinada exclusivamente por servidores do mesmo regime.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, expôs ainda que os Hospitais Universitários têm, no mesmo setor, trabalhadores dos dois vínculos, desempenhando as mesmas funções, com salários totalmente diferentes. Os empregados da Ebserh têm remuneração muito mais alta.

Renato Jorge reforçou que é urgente a confecção do documento que possa assegurar os direitos e as especificidades do RJU. “Estamos nos sentindo vulneráveis”, disse.

Diante do exposto, o Coordenador Jeilson Barreto se comprometeu a passar os informes da reunião e encaminhar os ofícios entregues pelas Seções Sindicais para a Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas, Denise Vieira. Ele também chamou a atenção para a necessidade de marcar, com brevidade, uma nova reunião para tratar da questão.  

Confira aqui os ofícios entregues:

Oficio nº 068-102019 PRODEP – Seção COM-HUPES

Oficio nº 069-102019 PRODEP – Seção MCO