Técnico-administrativos aderem ao Dia Nacional de Luta. Nesta quarta-feira (15/03) tem paralisação

Somente a ampla resistência é capaz de barrar a sanha neoliberal. Essa foi a tônica da assembleia, que aconteceu nesta terça-feira (14/03), na Escola Politécnica. Os técnico-administrativos em Educação da UFBA aprovaram, por unanimidade, adesão ao Dia Nacional de Luta e fazem paralisação nesta quarta-feira (15/03).

O principal ponto do protesto é a reforma da Previdência, que inviabiliza a aposentadoria, já que estabelece idade mínima de 65 anos. Para requerer o benefício integral é necessário contribuição de 49 anos. O coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, afirmou que, por conta da medida e as regras de transição mais duras, deve haver o maior êxodo da força de trabalho no serviço público, cerca de 30% dos trabalhadores devem sair.

IMG_0053

Presente da assembleia, o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira, ressaltou que o governo impõe uma agenda regressiva, que apenas favorece o mercado. “A reforma previdenciária tem três eixos. Rasgar a Constituição de 198, levar o salário mínimo ao patamar nos anos 90 e privatizar a Previdência Social”. O conjunto de medidas amplia as desigualdades e, se forem aprovadas, aumentam o fosso social no país.

Aurino conclamou os trabalhadores a participarem das atividades que acontecem nesta quarta-feira (15/03). Pela manhã, às 7h, tem protesto em frente ao Shopping da Bahia. Depois, às 15h, os trabalhadores saem em marcha, com concentração no Campo Grande.

Além dos ataques do governo Temer, a categoria também sofre grandes atentados, exclama o coordenador de Assuntos Jurídicos do Sindicato e membro da Fasubra, Paulo Vaz. Trata-se de tentativas desesperadas de desconstruir a legitimidade da representatividade das entidades que, efetivamente, defendem os interesses dos servidores. A Federação, no entanto, já toma providências.

IMG_0172

Paulo Vaz também informou que a pauta de reivindicações da Campanha Salarial dos Servidores Públicos Federais (SPF) de 2017 foi entregue, no último dia 22, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), em Brasília (DF).

Também foi aprovado por unanimidade o acordo para retirada de delegados que participam da Plenária Nacional da Fasubra, que acontece de 17 a 19 de março.

 

Ponto eletrônico

Outro assunto tratado na assembleia foi a implantação do ponto eletrônico nas Universidades Federais da Bahia exclusivamente para os servidores. A coordenadora Simone Coité informou que na UFOB já houve a aprovação da resolução sobre a questão. “Nós faremos o enfrentamento”, avisa.

Nesta sexta-feira (17/03), haverá reunião do Consuni para tratar sobre Turnos Contínuos e, à tarde, acontece audiência sobre compensação das horas durante a greve contra a PEC 55.

 

Promédica

O coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, informou aos trabalhadores sobre a proposta de reajuste da Promédica de 14,18%. O Sindicato já negociou que os valores incidirão a partir do dia 01/04/2017.

IMG_0130

Eleição

A coordenação da Assufba aproveitou a assembleia para agradecer os votos na gestão Sindicato é Pra Lutar, que continua à frente do Sindicato no triênio 2017-2020. “Obrigada a todos que foram às urnas durante esse processo democrático, transparente e, acima de tudo, respeitoso. Agora, precisamos de unidade para lutar”, diz Renato.

O presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira, também fez questão de parabenizar o Sindicato. “Queria saudar a vitória da Chapa 1, que é fruto do trabalho realizado pela gestão. A CTB se orgulha do apoio dado. A Assufba tem cumprido um papel também de solidariedade e apoio na luta mais ampla da classe trabalhadora”.