Técnico-administrativos aprovam paralisações, nos dias 6 de julho e 11 de agosto, e construção de greve geral

Em assembleia, realizada nesta quarta-feira (06/07), técnico-administrativos aprovaram, por unanimidade, seguir o calendário da FASUBRA, aprovado em plenária nos dias 19 e 20/06, que, entre outras coisas, orienta paralisação nacional no dia 06/07, em defesa da saúde e educação, pelo cumprimento dos acordos de greve, contra o PL 257/16 (agora PEC 241) e a reforma da Previdência.

Outra deliberação da assembleia é a participação da categoria na paralisação no dia 11 de agosto, em defesa da educação. Também ficou decidida a construção de uma greve geral, com participação das centrais sindicais.

IMG_0067A assembleia foi aberta pelo coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, que fez questão de alertar aos presentes sobre a conjuntura adversa e grave enfrentada no país. “Se não nos mobilizarmos, passarão projetos nefastos da pauta indigesta imposta pelo governo Temer, que tem a maioria no Congresso Nacional, extremamente reacionário. Por isso, temos de ir às ruas”, conclama.

IMG_0013

O coordenador de Assuntos Jurídicos da Assufba e integrante da FASUBRA, Paulo Vaz, deu os informes nacionais e chamou a atenção da categoria sobre os riscos iminentes diante da situação política do país. Um exemplo é a PEC 241, que congela os gastos públicos por 20 anos. “Um ataque ao trabalhador e ao serviço público”, reclama.

Também lembrou do projeto de lei 327/41, que regulamenta o direito de greve dos servidores públicos. Para Paulo Vaz, diante da atual situação do país, há grandes chances de a proposta ser aprovada.

IMG_0090

A mesa também prestou esclarecimentos sobre o Geap. O coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, explicou que haverá reunião com o juiz que está com o processo, movido pelo Sindicato contra o aumento abusivo do plano de saúde para 37,5%, a fim de que seja despachada a liminar.
Além disso, a Assufba vai encaminhar solicitação à Prodep (Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas) no sentido de facilitar o processo de comprovação do plano. A entidade seria responsável por levar apenas um arquivo ao órgão, ao invés de cada associado ter de fazer o encaminhamento.

 

Turnos Contínuos

Os Turnos Contínuos na UFBA também foram alvo de amplo debate, nesta quarta-feira (06/07). O coordenador de Formação Sindical, Antônio Bomfim, membro da CAJ (Comissão de Ajuste de Jornada) Central, fez questão de dizer que houve avanços para fazer valer a resolução que regulamenta a implementação da Jornada de Trabalho de 30 horas.

IMG_0096

Também integrante da Comissão, o coordenador de saúde do trabalhador, Euler da Penha, lembrou que a categoria precisa manter a mobilização e a unidade na construção de uma Universidade melhor, que funcione os três turnos.

Os técnico-administrativos puderam tirar dúvidas, fazer questionamentos e dar sugestões sobre o processo de implantação dos Turnos Contínuos nas unidades. Na mesa, o presidente da CAJ Central, Paulo Marques, deu esclarecimentos sobre o funcionamento da jornada e andamento dos trabalhos da Comissão.

 

SIUNIS

À tarde, a partir das 14h30, no auditório Mastaba, na Faculdade de Arquitetura, a coordenação da Assufba se reúne com as representações das unidades de saúde: COM-Hupes, MCO, SMURB, Hospital Universitário e os membros da representação dos técnico-administrativos no Consuni. Na pauta, o SIUNIS (Sistema de Saúde da UFBA).

Nesta quinta-feira (07/07), ocorre a votação da criação do Siunes, que visa articular os programas de saúde dos setores da Universidade.

Fotos: Américo Barros/Foco Filmes