Técnico-administrativos da UFBA definem calendário de ações durante a greve

 

Reunidos nesta terça-feira (25/10), em assembleia, na Faculdade de Economia, os técnico-administrativos da UFBA definiram estratégias de luta e o calendário de ações durante a greve contra a PEC 241, que impõe um teto para os gastos em áreas como saúde e educação pelos próximos 20 anos.

A Proposta de Emenda à Constituição deve ser votada nesta terça-feira (25/10), na Câmara Federal. Para ser aprovada, precisa de 308 votos favoráveis dos 513 deputados da Casa.

img_2898

O coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, alertou a categoria que o governo vai fazer tudo o que for necessário para aprovar a agenda regressiva. Por isso, a firmeza na greve é fundamental para barrar a ofensiva.

Renato também destacou que as Universidades Federais da Bahia estão em peso na greve. É o caso da UFRB, UFOB, UFSB e Unilab. A ideia é ampliar a mobilização, com muita responsabilidade e sabedoria, e ganhar outras categorias.

Hoje, em todo o país, diversas escolas, universidades e institutos federais estão ocupados por estudantes que rechaçam a proposta que dá um tiro de misericórdia em áreas fundamentais como saúde e educação.

img_2926

Para o coordenador de Assuntos Jurídicos da Assufba e membro da FASUBRA, Paulo Vaz, os técnico-administrativos estão lutando pela “continuidade do serviço público, pela educação de qualidade, inclusiva, por uma saúde digna. Se a PEC 241 for aprovada, serão 20 anos de penúria, de destruição”.

 

Creche

A plenária também aprovou, por unanimidade, não atender à solicitação da Comissão dos Pais da Creche UFBA, para que a unidade funcione nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/10).

 

Ação conjunta

Outra deliberação foi a realização de uma assembleia conjunta entre técnico-administrativos, docentes e estudantes para unificar as ações. Também foi aprovado o desconto do fundo de greve.

 

Moção

Durante a assembleia, que contou com a presença massiva da categoria organizada, foi aprovada uma moção de apoio para uma servidora da UFOB que tem sofrido assédio e perseguição por parte da Reitoria da instituição. A Assufba toma as medidas cabíveis.

 

Congresso

Foi aprovado, por unanimidade, a suspensão do X CONASSUFBA, que aconteceria em dezembro. A coordenação do Sindicato e os trabalhadores entenderam que o momento de greve pede um debate mais aprofundado das demandas. Por isso foi proposto, e aceito pelos trabalhadores, a realização de um Encontro dos Trabalhadores das Universidades Federais da Bahia, que acontece nos dias 30/10, 01 e 02/12.

 

Confira o calendário de atividades na greve:

 

Data: 26 de outubro (quarta-feira)

Atividade: Assembleia

Horário: 9h

Local: Maternidade Climério de Oliveira

 

Data: 26 de outubro (quarta-feira)

Atividade: Mesa redonda – A Saúde dos Trabalhadores em Universidades Públicas: resultados do Projeto ELSA

Horário: 8h30 – Apresentação da oficina de Dança de Salão pelos servidores técnicos e docentes da UFBA.

Horário: 9h às 12h – Debate

Participantes: Profª Drª Estela Aquino, Pesquisadora e Professora Titular do ISC (Expositora), Drª Adriana Gregoric, Médica do SMURB (Debatedora) e Profª Drª Lorene Pinto, Pró Reitora da PRODEP (Coordenadora).

Local: Auditório da FACOM – Campus de Ondina

 

Data: 27 de outubro (quinta-feira)

Atividade: Debate sobre conjuntura nacional e a PEC 241

Horário: 9h

Local: no Hotel Sheraton da Bahia, Campo Grande.

 

Data: 27 de outubro (quinta-feira)

Atividade: Aula pública sobre os ataques aos direitos (PEC 241-2016) com um café da manhã em homenagem ao Dia do Servidor Público

Local: Centro de Cruz das Almas.

 

Data: 31 de outubro (segunda-feira)

Atividade: Instalação do Comando de greve

Horário: 14h

Local: Assufba

 

Data: 31 de outubro (segunda-feira)

Atividade: Debate sobre a PEC 241

Horário: 9h

Local: Reitoria da UFBA

 

Data: 1 de novembro (terça-feira)

Atividade: Assembleia

Horário: 11h

Local: COM-Hupes

 

Data: 1 de novembro (terça-feira)

Atividade: Homenagem aos Aposentados da UFBA

Horário: 14h30

Local: Salão Nobre da Reitoria da UFBA – Canela

Participação: Escola de Música e Coral da ASSUFBA

 

Data: 3 de novembro (quinta-feira)

Atividade: Assembleia geral

Horário: 9h

Local: Faculdade de Arquitetura