Técnico-Administrativos da UFBA entregam pauta ao reitor e greve chega ao fim

Os Técnico-Administrativos em Educação da UFBA entregaram a pauta de reivindicações da categoria ao reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, durante audiência na Reitoria, ocorrida nesta segunda-feira (18/12). A entrega solene, que contou com a presença da Coordenação da ASSUFBA e do Comando Local de Greve, sela o encerramento do movimento grevista, iniciado no dia 22/11. Os servidores retornam as atividades a partir desta terça-feira (19/12).

O reitor João Carlos Salles, como de costume, teve uma atitude democrática e escutou de forma atenciosa as demandas dos TAEs. O documento foi construído conjuntamente pelos técnicos.

Os servidores tomaram a decisão do encerramento da greve durante assembleia, realizada no dia 14/12. O movimento foi encabeçado pela luta contra a reforma da Previdência. A pressão dos trabalhadores fez com que o governo recuasse e adiasse a votação da proposta para fevereiro de 2018.

Além disso, os eixos do movimento incluíram a defesa dos serviços públicos, do PCCTAE (Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação) e dos hospitais universitários, contra o corte no orçamento das universidades públicas federais, PDV (Programa de Desligamento Voluntário), com redução de jornada e salário e a licença não remunerada, o PLS 116/17 (demissão por avaliação negativa dos funcionários públicos), o aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14%, além da negociação salarial imediata.