Técnico-administrativos da UFBA realizam mobilização na Praça da Piedade

Os técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia realizaram, na manhã desta quarta-feira (23/11), uma mobilização na Praça da Piedade, em Salvador, destacando os principais prejuízos acarretados pela PEC 55, antiga 241, que será votada no próximo dia 29, no Senado Federal.  O coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, iniciou a atividade ressaltando que o objetivo do movimento foi dialogar e esclarecer a população acerca dos danos que o projeto trará aos cidadãos.

“A PEC é uma proposta nefasta, que não atinge apenas aos servidores públicos, a saúde e a educação. Afeta o salário mínimo dos brasileiros, que segundo a medida, será congelado por 20 anos, assim como as verbas destinadas aos serviços públicos. É como se o Brasil parasse durante todo esse período”, pontuou Renato.

Também foi alertado o interesse do presidente ilegítimo Michel Temer em instituir a idade mínima para aposentadoria, em que homens e mulheres passarão a se aposentar com 65 anos. Esse cálculo prejudicará, sobretudo, os que começam a trabalhar mais cedo, que atualmente se aposentam aos 55 anos (mulheres) e 60 anos (homens).

ato_piedade-2

Já o coordenador de Assuntos Jurídicos da Assufba e membro da FASUBRA, Paulo Vaz, destacou que essa reforma também atinge o público jovem, principalmente os que desejam cursar o ensino superior, pois com a aprovação, as universidades serão obrigadas a reduzir o número de candidatos para os cursos de graduação. Além disso, ele parabenizou a iniciativa dos estudantes das universidades federais que ocupam as instituições há 35 dias, em protesto contra a proposta.

Na oportunidade, e com o apoio da população, os trabalhadores que estão em greve desde o dia 24 de outubro, distribuíram panfletos explicativos, que detalhavam os prejuízos que a Proposta de Emenda à Constituição trará para o país.

Em contribuição ao movimento, um grupo de teatro realizou uma encenação na praça, que mostrou os danos que as medidas antipopulares provocam um retrocesso no Brasil.