Técnico-administrativos da UFRB vão parar nesta quinta-feira (11/08)

 

Em assembleia, ocorrida nesta terça-feira (09/08), os técnico-administrativos da UFRB aprovaram a adesão à paralisação nacional, nesta quinta-feira (11/08), orientada pela plenária da FASUBRA que aconteceu nos dias 19 e 20 de junho, contra o PLP 257/16, PEC 241/16, em defesa da educação, do regime de Previdência pública, dos serviços públicos e valorização dos servidores.

A Assufba convoca a categoria a comparecer, nesta quinta-feira (11/08), às 9h, na praça da Matriz, no centro de Cruz das Almas. O coordenador Elielson Aquino, lembrou aos presentes que a delegação do Sindicato mantém o posicionamento firme contra o PLP 257/16, inclusive com visita à Brasília, no intuito de alertar os deputados sobre os prejuízos do projeto. A coordenadora geral Aida Maia compõe a força tarefa.

Na oportunidade, também foram destacados os riscos da PEC 241/16, que limita gastos públicos por 20 anos, período em que o dinheiro economizado será canalizado para o pagamento da dívida pública, que hoje consome quase metade do orçamento do país. A medida recai sobre os trabalhadores, os servidores e os serviços públicos e, especialmente, em áreas essenciais à população brasileira como saúde e educação.

Os servidores também foram consultados sobre a greve geral contra a retirada de direitos. O governo Temer anunciou medidas que atacam frontalmente os trabalhadores, como aumento da idade mínima para aposentadoria, prevalência do negociado sobre o legislado, desvinculação das verbas para saúde e educação, entrega do pré-sal para as multinacionais, além da regulamentação da terceirização irrestrita. Por isso, é necessário uma reposta imediata da classe trabalhadora.

 

Turnos Contínuos

A coordenação da Assufba esclareceu o equívoco publicado no Boletim de Pessoal – Ano X – Nº 129/2016 – 05 de Agosto de 2016 da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal, que informa sobre o funcionamento dos Turnos Contínuos no Núcleo de Gestão de Atendimento a Usuário da Coordenadoria de Tecnologia da Informação COTEC ligada a Pró-Reitoria de Planejamento PROPLAN da UFRB. A data correta para início é 15 de agosto de 2016 e não 15 de setembro, como divulgado. O erro será corrigido.

 

Eleições

Outro ponto da assembleia foram os informes sobre a eleição dos conselhos superiores/comissão eleitoral. Como o prazo dos mandatos dos atuais representantes já expirou, é necessário eleger dois titulares e dois suplentes para representar a categoria no CONSUNI (Conselho Universitário) e um titular com suplente para o CONCUR (Conselho Curador – CONCUR), órgão de fiscalização econômico-financeira da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com composição e competências definidas no artigo 28 do Estatuto da UFRB. Os membros da Comissão foram Aida Maia, Elielson Aquino, Denis Gadelha, Florisvaldo Evangelista, Joel Carlos, Jomar Fadigas e Raphael Siqueira.

Elielson Aquino afirmou ainda que o processo de escolha dos representantes dos técnicos no Conselho Diretor do Centro de Artes Humanidades e Letras estava em andamento.