Técnico-Administrativos em Educação da UFBA fazem paralisação no dia 02/08. Decisão foi tomada em assembleia

Os Técnico-Administrativos em Educação da UFBA aprovaram, por unanimidade, adesão à Paralisação Nacional no dia 2 de agosto, orientada pela FASUBRA, em defesa das instituições públicas. A decisão foi tomada durante assembleia, na manhã desta quinta-feira (27/07), na Faculdade de Arquitetura.

Os servidores fazem um ato, a partir das 9h, na praça da Piedade. Durante a atividade, o Coordenador de Comunicação, Antonio Bomfim Moreira, fez a leitura do informe da FASUBRA, com as orientações das ações para fazer o enfrentamento ao governo.

O Coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge, ressaltou que é fundamental a participação da categoria e a ampliação da mobilização, diante da conjuntura em que o governo corta o orçamento das universidades federais, incentivando o sucateamento das instituições de ensino. A situação se agrava com a sanção da Emenda Constitucional (EC) nº 95 de 2016, que reduz o investimento em políticas públicas por 20 anos.

Renato Jorge também lembrou que o presidente Michel Temer assinou, nesta quarta-feira (26/07), a medida provisória do novo PDV (Programa de Demissão Voluntária), cujo objetivo é desligar 5 mil trabalhadores. Quem viveu o período FHC sabe as consequências de aderir ao programa. Outra iniciativa do governo para o serviço público é a redução de jornada com diminuição de salários. Um absurdo.

 

Eleições das Seções Sindicais

A assembleia aprovou ainda a prorrogação do prazo para as eleições das Seções Sindicais da ASSUFBA nas unidades de trabalho. O processo eleitoral deve ser iniciado em agosto. Em breve, o Sindicato dará todas as informações necessárias.

 

Processos jurídicos

A Coordenadora de Assuntos Jurídicos, Nadja Rabello, atualizou os presentes sobre o andamento dos processos movidos pela ASSUFBA. A categoria teve a oportunidade de sanar algumas dúvidas.

As questões, no entanto, serão aprofundadas no dia 01/08, quando acontece reunião para tratar do segundo lote dos 28.86% (clique aqui para ver a lista com os integrantes – SEGUNDO LOTE – 28.86%), às 9h, na nova sede do Sindicato.

Na assembleia desta quinta-feira (27/07), Nadja Rabello e Paulo Di Tarso, membros da Comissão da Hora Extra Incorporada, falaram sobre as últimas novidades do processo. Mas, no dia 22/08, acontece assembleia, às 9h, na Reitoria da UFBA, com a presença do advogado do caso, Dr. Ivan Brandi, para tratar exclusivamente do assunto.