Técnicos da UFRB aprovam participação na paralisação desta quinta-feira

 

Os técnico-administrativos da UFRB aprovaram a participação nas paralisações nacionais, orientadas pela FASUBRA, que acontecem nesta quinta-feira (22/09) e no próximo dia 29, em defesa dos direitos e contra os ataques ao serviço público. A decisão foi tomada por ampla maioria da categoria, em assembleia, ocorrida nesta terça-feira (21/09), no Anfiteatro da Reitoria.

Nesta quinta-feira (22/09), os servidores se unem aos trabalhadores de outras categorias, no prédio principal da UFRB, em Cruz das Almas, às 9h. Também acontecem atividades em outros campi da Universidade.

Durante a assembleia, conduzida pelo coordenador de Assuntos Jurídicos da Assufba, Paulo Vaz, o coordenador de Comunicação, Valmiro dos Santos, e o representante da Seção Local, Elielson Aquino, foi lembrado aos servidores os riscos das propostas em tramitação no Congresso Nacional, o mais conservador da história recente do país, que prejudicam o funcionalismo público.

Além do corte orçamentário projetado para UFRB em 2017, outros danos estão previstos, a exemplo do PLC 54/16, antes PLP 257/16, e a PEC 241/16. Entre os prejuízos, redução nos investimentos em educação e saúde, áreas prioritárias, e congelamento nos salários dos servidores.

Homenagem

Os trabalhadores prestaram uma homenagem à técnica administrativa, Ivonete de Barros de Jesus, que faleceu no último sábado (17/09). A servidora era uma grande liderança da Assufba que, entendendo a importância da representatividade da categoria, havia colocado seu nome à disposição para compor no Conselho Curador, cuja eleição ocorre no próximo dia 21.