Técnicos realizam mesa sobre a situação financeira da UFRB e marcam calendário em assembleia

O Comando Local de Greve da UFRB realizou, conjuntamente com outras representações da comunidade acadêmica, a “1ª Mesa de discussão sobre a situação financeira e orçamentária das universidades com foco na realidade orçamentária da UFRB”.  O evento contou com a participação dos docentes, discentes e técnico-administrativos. O  Pró-Reitor de Planejamento José Pereira Mascarenhas Bisneto apresentou a peça orçamentária da UFRB e os principais cortes (contingenciamento) que aconteceram nos anos de 2016 e 2017. Apontou que o orçamento de 2017 foi o mesmo do ano de 2016, como menos 10% do valor de custeio (verba para pagar água, luz, telefone, manutenção em geral, aquisição de materiais de consumo, diárias, passagens, bolsas e benefícios aos estudantes, serviços terceirizados de limpeza, segurança, portaria e motoristas) e menos 50% do investimento (verba para construções, aquisição de maquinas e equipamentos). Logo após, ressaltou ainda que do orçamento de 2017 o governo enviou menos de 50% da verba aprovada na Lei Orçamentária Anual (LOA) para este ano.

Com base no orçamento de 2017, mesmo com a aprovação da LOA, nada garante que o governo federal vá liberar o valor aprovado na lei, gerando assim insegurança na comunidade acadêmica, que acompanhou uma série de demissões dos trabalhadores terceirizados, abandono de obras de suma importância para ampliar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. A comunidade também tem clamado por restaurantes universitários que possibilitem um atendimento amplo. No entanto, com o cenário atual de cortes, pode não acontecer.

Assembleia 
Os  Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, se reuniram em Assembleia Geral, ocorrida no dia 07/12, na Sede da Seção Local da ASSUFBA, no Campus de Cruz das Almas. Nos pontos de pauta: informes, consulta para a Direção do CCAAB, avaliação da greve na UFRB. Os presentes deliberaram por convidar os representantes dos docentes e discentes para reunião, a fim de discutir a consulta.
Caso não seja possível reverter a decisão tomada pelas demais categorias de não seguir a fórmula que garante a paridade, a categoria apontou por não participar do processo, por entender que a paridade é uma conquista, resultado de muita luta da comunidade acadêmica.
Os servidores da UFRB também recusaram, por ampla maioria, o indicativo de suspensão de greve da Fasubra para o dia 13/12 e definiu nova assembleia para o dia 14/12, aguardando então o resultado da reunião do CNG com o MPOG.
Confira o calendário de ações:
12/12, às 9h – Reunião com o Pró-Reitor de Gestão de Pessoal da UFRB para dialogar sobre as informações de Reestruturação da Carreira dos Técnico-Administrativos (Lei 11.091/2005) debatidos no FORGEP – Sede da Seção Local da ASSUFBA
12/12, às 14h – Reunião do Comando Local de Greve – Sede da Seção Local da ASSUFBA
13/12, às 8h – Reunião do Comando Local de Greve – Sede da Seção Local da ASSUFBA
14/12, às 9h – Assembleia Geral – Sede da Seção Local da ASSUFBA
15/12, às 9h – Reunião do Comando Local de Greve – Sede da Seção Local da ASSUFBA