Todos Pela Educação realiza congresso “Educação: agenda de todos, prioridade nacional”

O evento, que ocorre nos dias 10 e 11 de setembro, em Brasília, promoverá o debate sobre a necessária cooperação de diferentes atores pela melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil

O movimento Todos Pela Educação promoverá a segunda edição de seu congresso, com o tema “Educação: agenda de todos, prioridade nacional”, nos dias 10 e 11 de setembro, no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília.  O objetivo do encontro é estimular a articulação entre os diferentes setores da sociedade, entes da Federação, poderes do Estado e especialistas em diversas áreas do conhecimento para fomentar uma compreensão mais ampla da Educação e ajudar a impulsionara agenda educacional no Brasil para as próximas décadas.

“A Educação Básica brasileira vem melhorando nas últimas décadas, porém, ainda em ritmo aquém do necessário para a garantia de Educação de qualidade para todas as nossas crianças e jovens”, afirma Priscila Cruz, diretora executiva do movimento Todos Pela Educação. “E para acelerar esse ritmo, é imprescindível a priorização da Educação por toda a sociedade e o alinhamento da agenda de trabalhos entre governo e sociedade civil de forma a garantir a plena execução do novo Plano Nacional de Educação, atualmente em tramitação no Congresso Nacional”, completa.

Em 2011 o movimento realizou, em parceria com mais de vinte organizações, o Congresso Internacional ‘Educação: uma Agenda Urgente’, reunindo lideranças nacionais e internacionais em sessões que, ao todo, contaram com a participação de 127 debatedores. Muitos compromissos iniciados na ocasião do evento desdobraram-se em parcerias e projetos que hoje estão contribuindo de forma relevante para melhorar a qualidade da Educação Básica no Brasil.

Agora, em 2013, o Todos Pela Educação dará mais um passo na direção de apoiar o país no cumprimento da agenda contemporânea mais importante e estratégica – a de garantir Educação para todos, com qualidade e equidade –, com um encontro focado na reflexão sobre a cooperação entre os diferentes atores, para que essa enorme e complexa tarefa, que é de todos nós, seja mais efetiva e vigorosa.

Nessa nova edição do congresso do Todos Pela Educação, serão realizadas quatro sessões, e em cada uma delas será proposta a reflexão sobre as articulações necessárias entre áreas (Educação, economia, demografia, ciência política, sociologia), entes da federação (União, unidades da federação e municípios), poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário) e setores (público, privado, social).

Congresso ”Educação: agenda de todos, prioridade nacional” é gratuito e todas as sessões são abertas ao público. Porém, por conta do número limitado de vagas, a inscrição é obrigatória. Para saber mais sobre o congresso e inscrever-se, acesse: www.todospelaeducacao.org.br/congresso.

AS SESSÕES

Sessão 1 – Atuação das diferentesáreas no desenvolvimento social e econômico do país e seus impactos na Educação nas próximas décadas– Essa sessão promoverá a reflexão sobre as oportunidades e desafios de desenvolvimento no Brasil num futuro muito próximo e o papel fundamental da Educação para que ele aconteça de maneira sustentada. Confira aqui os debatedores dessa sessão.

Sessão 2 – Sociedade Civil e a melhoria da Educação: a articulação entre os setores público, privado e social– A sessão debaterá como cada um dos setores vem contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação e quais são suas responsabilidades no desenvolvimento de uma sociedade melhor e mais justa para todos. Confira aqui os debatedores dessa sessão.

Sessão 3 – O sistema educacional brasileiro e a articulação entre os entes da federação na garantia de Educação de qualidade – Nesta sessão será debatido como cada nível da federação está garantindo o direito de aprender de todas as crianças do Brasil em cada uma das etapas de ensino – da Educação Infantil ao Ensino Médio. Confira aqui os debatedores dessa sessão.

Sessão 4 – Cooperação entre poderes Executivo, Legislativo e Judiciário pela garantia de Educação de qualidade com equidade – A sessão analisará como garantir a articulação e o alinhamento efetivo dos três poderes não apenas no nível federal, mas também nos níveis estaduais e municipais para que a agenda educacional seja efetivada com qualidade e equidade para todas as crianças e jovens do País. Confira aqui os debatedores dessa sessão.

2º Congresso Todos Pela Educação – Educação: Agenda de Todos, prioridade Nacional com a parceria do Conselho Nacional de Educação (CNE); da Education Above All Foundation, Educate a Child, Qatar; e do Instituto Natura e com o apoio da Associação Cidade Escola Aprendiz, da Educar para Crescer, da Fundação Victor Civita e do Inspirare/Porvir.

Acesse aqui a programação completa.

Saiba mais sobre o Todos Pela Educação aqui.

Para mais informações e cadastramento da imprensa clique aqui

 
Fonte: http://www.andifes.org.br