Trabalhadora da Semptoshiba é agredida por encarregado e sindicato faz manifestação contra violência

O Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, com o apoio da CTB, fez uma manifestação em frente à fábrica da Semp Toshiba, na manhã terça-feira (13/3), no bairro de Águas Claras, em Salvador. Os trabalhadores protestam contra um ato de violência cometido dentro da fábrica, onde uma funcionária foi agredida com um tapa no rosto pelo encarregado do setor de notebooks da multinacional.

O caso foi informado ao sindicato e logo no início do dia foi feita uma assembléia com os trabalhadores, em frente à fábrica, para discutir o assédio moral e a violência contra a mulher. Em seguida, representantes dos metalúrgicos e da CTB se reuniram em audiência com a direção da empresa. “Já se passaram dez dias do ocorrido, ficamos sabendo apenas ontem através de uma denúncia anônima, pois a direção da empresa não tomou nenhuma atitude para coibir esta ação”, ressaltou o presidente do sindicato, Silvio Pinheiro.

“É um absurdo, no século XXI, ainda termos um ato de violência como este. Mostra como as mulheres são discriminadas e como a empresa trata esta situação. Nós não podemos mais nos submeter e nos calar a tamanha agressão cometida contra esta trabalhadora”, destacou a secretária de Mulheres da CTB-BA, Rosa de Souza, que alertou sobre o que rege a Lei Maria da Penha e a legislação trabalhista em casos deste tipo.

Com a entrada de dirigentes sindicais na fábrica para a reunião, surpreendentemente, outra agressão foi registrada. A diretora da Secretaria de Mulher do Sindicato dos Metalúrgicos, Jaíra Rodrigues foi ameaçada por um trabalhador da administração da SempToshiba.

“Ele veio pela minhas costas e disse que não batia em mulher, mas se tivesse que bater bateria e que certamente daria um murro em minha boca para provar que eu não sou mais que um homem”, disse Jaíra Rodrigues, que seguiu para registar queixa na Delegacia da Mulher.

A direção da ASSUFBA Sindicato esteve no local para prestar solidariedade à trabalhadora e apoiar a conduta de enfrentamento assumida pelo Sindicato dos Metalúrgicos. “É importante parabenizar a ação do sindicato. Denúncias deste tipo não são novas e percebemos que ainda acontece na Bahia e no Brasil absurdos como o que lembramos todos os anos no 8 de março, em que mulheres foram queimadas em uma fábrica porque lutavam por seus direitos, ainda em 1857, ou seja, o que acompanhamos hoje é um grave retrocesso”, explica Renato Jorge, dirigente da CTB-BA e coordenador geral da ASSUFBA Sindicato.

A partir de agora, serão tomadas medidas jurídicas para que o agressor e a empresa sejam responsabilizados na Justiça. O Sindicato dos Metalúrgicos acionará o Ministério Público e as mulheres agredidas prestarão queixa na Delegacia da Mulher.
Durante a reunião, diretores da SempToshiba disseram que a trabalhadora mantém um relacionamento com o agressor, eles se comprometeram em apurar o fato e tomar medidas administrativas para coibir a reincidência de qualquer tipo de violência contra as mulheres no local de trabalho

Fonte:Blog do Renato Jorge