Trabalhadores da construção aceitam reajuste de 9% apresentado pela SRTE

Em assembleia geral, no Largo de São Bento, os trabalhadores da construção aprovaram por maioria, às 19h45min, o reajuste salarial de 8%, retroativo a janeiro, e mais 1% a partir de junho. A proposta foi apresentada pela mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), em reunião de negociação realizada à tarde, na sede do órgão, com a participação de representantes dos trabalhadores e do patronato.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sintracom-Ba), José Ribeiro, informa que a categoria garantiu também aumento da cesta básica para R$ 90 e manutenção do aviso prévio indenizado e das demais cláusulas constantes da Convenção Coletiva de Trabalho.

Os operários da construção estavam em campanha salarial, desde novembro do ano passado, quando entregaram a pauta de reivindicações aos patrões, e ameaçavam entrar em greve, se não houvesse um acordo. A categoria reivindicava reajuste salarial de 14,57% e os patrões não passaram de 6,5%.

O mercado da construção continua em alta, com grande lucratividade para os empresários nos últimos anos, e com perspectivas de continuar crescendo, com os investimentos governamentais nas obras do PAC, programa Minha Casa Minha Vida, incentivos aos financiamentos habitacionais, além das obras de construção e reforma de hotéis e de mobilidade da cidade, para a Copa de 2014 e Olimpíadas 2016.

Fonte: Tribuna da Bahia