Trabalhadores da UFBA aprovam fim da greve e retorno das atividades dia 16

Por ampla maioria, os servidores técnico-administrativos aprovaram o fim da greve e o retorno das atividades para a segunda-feira (16/06), em assembleia geral realizada na manhã desta quarta-feira (11), na Faculdade de Arquitetura. Dos mais de 270 presentes no encontro, foram registrados apenas seis votos contra e três abstenções. A paralisação teve início em 17 de março deste ano.

A votação aprovou ainda uma audiência com a Prodep na segunda (16) para tratar da implantação dos Turnos Contínuos, falar sobre qualificação e capacitação e discutir o funcionamento da Universidade nos dias dos jogos da Copa do Mundo em Salvador, devido à dificuldade de locomoção e acesso a área central da cidade.

De acordo com a coordenadora Geral da Assufba, Cássia Maciel, a proposta de suspensão das atividades em dias de jogos em Salvador será apresentada também na tarde desta quarta-feira, durante a reunião do Consuni.

Informes nacionais e locais foram passados para a categoria durante a assembleia

Informes nacionais e locais foram passados para a categoria durante a assembleia

A assembleia teve início com a apresentação do último Informe de Greve da Fasubra, publicado no último dia 06, que indica o fortalecimento da greve e que é necessário permanecer no movimento. Mas a realidade é o esvaziamento das iniciativas do CNG e a falta de representantes estaduais no comando.

Cássia Maciel relatou aos servidores o desconforto causado na categoria, na última semana, por um coordenador da Fasubra, que publicou em seu perfil no facebook a manutenção da greve por unanimidade em votação no CNG, fato este que não ocorreu. O diretor de Comunicação do Sindicato, Valmiro dos Santos, que estava no Comando Nacional, reafirmou que a situação não é verídica e salientou que o CNG não tem competência para iniciar ou sair da greve. Quem decide são as bases.

“Como delegado da Bahia, pedi que fosse encaminhado ao CNG a saída da greve para esta quarta-feira. Saí de Brasília e não tinha nenhuma perspectiva de avanço nas negociações. Muitos delegados que lá estão nem sabem o que foram fazer. Víamos o CNG da Fasubra meio perdido, pois existem diversas forças políticas que não estão interessadas em defender a categoria”, declarou Valmiro.

Segundo Cássia Maciel, existe uma repercussão nacional por conta da decisão da Bahia em retirar-se da greve, pois vários estados estão seguindo o que foi definido aqui. Ela afirmou ainda que, de acordo com os informes locais, a UFRB permanece na greve com a defesa da pauta local e a UFOB apontou a saída do movimento.

Após mais de 80 dias em greve, trabalhadores decidiram pelo retorno as atividades no dia 16

Após mais de 80 dias em greve, trabalhadores decidiram pelo retorno as atividades no dia 16

Fonte: Assufba Sindicato

Fotos: Foco Filmes