Turnos Contínuos: Consulta sobre a flexibilização da jornada de trabalho é estendida

11/06/2012 – O Grupo de Trabalho implantado na UFBA para avaliar a viabilidade da implantação dos Turnos Contínuos encaminhou às unidades um instrumento de consulta, que deveria ser respondido inicialmente até o dia 4 de maio. Tendo em vista a pequena quantidade de instrumentos respondidos e enviados para o GT, foi estendido para 4 de junho, e mais uma vez o prazo para devolução do instrumento de consulta foi prorrogado para 15 de junho (sexta-feira) diante da importância do assunto para a  vida institucional da UFBA.

“Em muitas unidades os dirigentes não discutiram com os servidores sobre a viabilidade dos turnos contínuos, então achamos que a prorrogação é uma necessidade natural”, argumenta Cássia Virginia Maciel, coordenadora de Comunicação da ASSUFBA Sindicato.

A coordenadora de Comunicação da ASSUFBA destaca a importância da participação de todos os servidores técnico-administrativos da Universidade. “Precisamos garantir o caráter democrático do processo”.

“Mostrar o quanto os turnos contínuos são essenciais ao desenvolvimento da universidade. A sua implantação não significa redução de jornada, mas a ampliação de atendimento ao público”, afirma a Coordenadora Geral e membro do GT Nadja Rabello, que também ressaltou a importância de respostas fiéis à realidade da UFBA, para que o GT possa dar o devido encaminhamento à questão.

GT – Composto por representantes de servidores da UFBA, docentes e técnico-administrativos, o Grupo de Trabalho foi instituído pela Reitoria da UFBA. Desde o dia 29 de fevereiro de 2012, o GT trabalha para desenvolver estudos relativos à viabilidade de implantação de turnos contínuos na instituição. O grupo estabeleceu como atividades uma consulta jurídica à Procuradoria Federal junto à UFBA e uma consulta às Unidades/Órgãos da Universidade para que se pronunciem sobre a questão, utilizando o instrumento de coleta de dados.

 

Fonte: Ascom Assufba