UFBA emite nota oficial sobre situação atual da pandemia – Leia na íntegra

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Nota. Pandemia de Covid-19. Atualização

Permanece em descenso a frequência de novos casos confirmados de Covid-19 no Brasil e na Bahia. Com efeito, a tendência no Brasil é de redução progressiva do registro de casos e óbitos, o que ocorre desde o final de dezembro de 2022, configurando a situação de recesso da quinta e mais recente onda da pandemia, a que apresentou até o momento, entre todas, um menor número total de casos e de óbitos pela doença, como se observa nos gráficos a seguir (Fonte: https://ourworldindata.org/coronavirus).

Há registro de pequeno aumento de novos casos de Covid-19 na primeira quinzena de março desse ano, possivelmente atribuível às aglomerações nas festividades do final de fevereiro último.

Em 18/03/2023, a média móvel (sete dias) de novos casos diários no Brasil foi igual 8.452, com média de 40 óbitos pela doença, e reduções de, respectivamente, 1,4% e 12,7% em relação às médias da semana anterior (Fonte: https://covid.saude.gov.br/ ). O Ministério da Saúde passou a atualizar os dados semanalmente ao invés de fazê-lo diariamente.

Na Bahia observa-se a mesma tendência de descenso na evolução desta pandemia como se demonstra nos gráficos a seguir.

A média móvel (sete dias) de novos casos confirmados de Covid-19 na Bahia, em 18/03/2023, foi igual a 119 com média de 1,1 óbito. Naquela data, havia redução de 36,4% em relação à média de uma semana antes (Fonte: https://covid.saude.gov.br/ ).

A evolução recente da pandemia em Salvadorsegue o mesmo padrão observado no Estado, conforme se nota no gráfico ao lado que revela o descenso de novos casos de Covid-19 nesta capital. Em 18/03/2023, a média móvel de novos casos confirmados foi 19, valor esse 24,9% menor que de uma semana antes.

O mesmo se observa para os óbitos por Covid- 19, registrando-se cinco óbitos no período de 12 a 18/03/2023.

O número de internações hospitalares por esta doença em leitos de UTI-adulto acompanha a frequência de novos casos, e sua evolução revela a expressão da gravidade da doença na população. Em 20/03/2023, havia registro de 14 casos internados em leitos de UTI em Salvador, o mesmo quantitativo na Bahia, com taxas de ocupação menores que 30% e tendência de descenso. Tem ocorrido, inclusive, redução do número de leitos hospitalares de UTI reservados para casos de Covid-19 no Estado.

Em Camaçari foram registrados três casos novos e nenhum óbito entre os dias 12 e 18/03/2023. No mesmo período, em Vitória da Conquista, foram notificados 29 casos novos (média móvel diária igual a 4,1) e nenhum óbito pela doença.

A recente evolução da pandemia, no sentido da redução do risco de infecção e da ocorrência de casos graves e óbitos, pode ser parcialmente atribuída à vacinação contra o vírus SARS CoV-2. Assim, o aumento da cobertura vacinal, com doses de reforço, permanece necessário.

Na Bahia, a cobertura vacinal com duas doses ou dose única da vacina, no grupo de 12 anos e mais de idade, alcançou 85,3% em 24/03/2023 (Fonte: https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/ ). Nesse grupo etário, 61,2% na Bahia e 69,4% em Salvador fizeram o primeiro reforço vacinal. Ainda nesse grupo de idade, teve início a vacinação com o reforço bivalente, alcançando apenas 1,7% de cobertura naquela data. Na faixa etária de 40 anos e mais, o segundo reforço vacinal atingiu 58,9% para o Estado como um todo sendo de 77,1% em Salvador, 72,7% em Camaçari e 59,3% em Vitória da Conquista.

Vale ressaltar que a pandemia de Covid-19 não acabou. É importante assinalar que alguns países, como Áustria, França, Alemanha, Nova Zelândia, Chile e Coréia do Sul, apresentaram aumento expressivo de novos casos de Covid-19 entre os meses de fevereiro e março desse ano, relacionado à circulação de novas variantes do vírus SARS CoV-2 (Omicron XBB.1.5, Omicron BQ.1 e Omicron BA.2.75), que foram identificadas também em casos da doença no Brasil.

Contudo, a evolução recente da pandemia em nosso meio é favorável a realização de atividades presenciais na UFBA, preservando-se as medidas protetivas habituais de lavagem das mãos, higienização de equipamentos e ambientes, evitando-se aglomerações. Além disso, a vacinação é para a proteção individual e coletiva, essencial para melhorar cada vez mais esta situação epidemiológica.

Com efeito, em 28/02/2023, o Conselho Universitário estabeleceu, na Resolução No. 01/2023, entre outras decisões relativas ao semestre 2023.1, que “as atividades presenciais nos campi da UFBA deverão ser realizadas somente por pessoas com esquema vacinal completo contra a COVID-19, o que inclui duas doses ou dose única da vacina e, pelo menos, uma dose de reforço vacinal específico” (artigo 2o).Definiu ainda que “o uso de máscara é recomendável para a realização de atividades presenciais em espaços fechados e/ou quando houver aglomeração, assim como para as pessoas com 60 anos e mais, ou com comorbidade” (artigo 4o, parágrafo 1o). Assim sendo, solicita-se informação sobre o estado vacinal de cada indivíduo através de formulário próprio, via internet, já encaminhado à comunidade universitária.

Em 27/03/2023

Comitê de Assessoramento do Coronavírus UFBA