UFBA interrompe atividades em combate ao coronavírus. Decisão foi tomada durante o Conselho Universitário

Diante da pandemia e da possibilidade de rápida proliferação do novo coronavírus, a Universidade Federal da Bahia suspendeu, por tempo indeterminado, as atividades acadêmicas e administrativas. A decisão foi tomada, por unanimidade, durante reunião do Conselho Universitário, na tarde desta quarta-feira (18/03), no Salão Nobre da Reitoria da UFBA e pode ser conferida na Portaria nº 103/202.  

O posicionamento informado pelo reitor da UFBA e presidentes da Andifes, João Carlos Sales, e adotado pelos conselheiros, visa preservar a saúde da comunidade universitária – Técnico-Administrativos em Educação, Professores, Estudantes e Terceirizados – e atende às recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e das autoridades locais, como Prefeitura de Salvador e Governo da Bahia.   

A Universidade suspendeu as atividades de natureza extracurricular, curricular e administrativa. De acordo com a UFBA “serão mantidas somente as atividades consideradas essências, ou seja, aquelas que, se não realizadas, implicam dano institucional irreparável, e que, não podendo ser suspensas, possam ser desempenhadas de maneira remota ou, quando presencialmente, em condições de segurança adequadas e por profissionais que não façam parte do grupo de risco (idosos, portadores de doenças crônicas, gestantes e lactantes)”.

Foi definido que a exceção será feita para as atividades que contribuam diretamente no combate ao coronavírus (COVID-19), a exemplo dos serviços de atendimento à saúde prestados pelos hospitais, ambulatórios e laboratórios da Universidade.

O reitor da UFBA, João Carlos Salles, informou que o calendário acadêmico será imediatamente interrompido, e que o mesmo só será redefinido e submetido à aprovação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFBA, assim que as condições sejam normalizadas.

Durante a reunião do Consuni, foram listadas as ações que serão paralisadas. Entre elas estão, as atividades curriculares de campo; os concursos e os editais de monitoria, a extensão e assistência estudantil; as chamadas de matrícula do SiSU, progressão BI/CPL e ingresso de indígenas, quilombolas e aldeados, refugiados e pessoas trans; o funcionamento das bibliotecas e da creche da UFBA, assim como dos locais de atendimento ambulatorial e realização de exames ordinários, entre outros.

Por outro lado, seguem funcionando, em regime especial de plantão, as atividades administrativas relacionadas à manutenção de pagamentos e contratos; orçamento e contabilidade; os serviços de obras e manutenção emergenciais; os laboratórios cujo funcionamento não possa ser totalmente paralisado e os serviços de segurança e de limpeza, com foco nos locais de atendimento e nas residências universitárias; manutenção de biotérios e outros cultivos de organismos vivos.

Outra questão tratada foi o funcionamento do Restaurante Universitário. Enquanto o RU e os pontos de distribuição de alimentos estiverem fechados, cerca de 1.700 estudantes vão receber auxílio financeiro para alimentação.

O reitor informou que cada unidade deve apresentar um plano de funcionamento até o dia 25 de março. Os pedidos de excepcionalidade para autorização de funcionamento serão examinados pelo Comitê de Acompanhamento do Coronavírus, já constituído pela Reitoria e referendado pelo Conselho Universitário.

Vale lembrar que o acesso aos campi da UFBA será restrito e só ocorrerá mediante autorização. A exceção se dá apenas para as pessoas que realizam atividades essenciais, ou seja, associadas ao combate à pandemia.

Para o conselheiro, Antonio Bomfim Moreira, a proposta apresentada pelo reitor e aprovada pelo CONSUNI, está em sintonia fina com todas as preocupações da categoria que chegaram à Coordenação da Assufba, com as discussões sobre a crise feitas em  profundidade à luz dos esclarecimentos científicos feitos pela Coordenadora Lucimara Cruz/ICS, na reunião da Coordenação da Assufba dia 16/03 e com a   audiência com o Professor João Carlos, ocorrida em 17/03 , em que apresentamos as nossa opiniões e os pleitos da categoria com especial destaque para os profissionais da saúde, principal linha de defesa nesse momento de Emergência Sanitária. No CONSUNI foram quatro (04) votos dos Técnico-administrativos em Educação na proposta. Nosso compromisso é com a vida das pessoas. Nesse sentido foi um avanço proteger a comunidade universitária (Professores, Estudantes, Técnico-administrativos em Educação e os Terceirizados) indistintamente. Por último garantimos que três documentos fossem apensados à ata da reunião como forma de registro do nosso compromisso histórico.

Cabe a toda categoria a realização das medidas preventivas, independentemente da ausência dos sintomas. Todos(as) devem colaborar evitando a presença nas ruas, as visitas (principalmente às pessoas em grupo de risco), além da higienização constante. Apenas busque o atendimento de saúde ao apresentar os sintomas. A principal linha de combate ao Covid-19 ocorre nos principais postos de atendimento de Saúde Pública.

Defender a Saúde Pública é combater o Coronavírus!

Clique e confira a Portaria nº 103/202 que dispõe sobre a suspensão das atividades na UFBA, devido à disseminação do novo coronavírus (COVID-19).