UFBA promove evento sobre gestão ambiental nesta terça (24)

De 24 a 27 de julho, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) vai receber a décima edição do seminário conjunto do projeto INOMEP-PRONEX e Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT). O encontro, que traz a Salvador pesquisadores estrangeiros, inclui atividades que atendem as preocupações da academia, bem como da sociedade interessada em Gestão Ambiental, além de apresentar resultados de estudos realizados no estado da Bahia.

O evento trará apresentações orais curtas sobre cada subprojeto e exibições de painéis, ao lado dos quais os estudantes permanecerão durante o período de exposição destinado aos avaliadores externos. A mesa redonda sobre perspectivas institucionais sobre planejamento ambiental contará com representantes da Secretaria do Meio Ambiente e do Ministério Público Estadual. Entre os pesquisadores internacionais estão Jean-François Timmers, Steven Railsback, Gregory Cooper, Alejandro Rozenfeld, Argirys Arnellos e Stuart Glennan.

O professor Pedro Rocha, um dos responsáveis pelo projeto, convida a comunidade e ressalta a importância do seminário. “É uma oportunidade de mostrar que a Extensão Universitária pode atuar como ferramenta de preenchimento da lacuna pesquisa-prática e contribuir para a resolução de problemas ambientais. Nosso objetivo é aproximar pesquisa ecológica e aplicação”, afirma.

Divulgação científica – Durante o evento, será apresentada a Revista Caititu, um periódico de acesso livre criado pela equipe do projeto INOMEP-PRONEX (Projeto Integrando Níveis de Organização em Modelos Ecológicos Preditivos/Programa de Apoio a Núcleos de Excelência). Disponibilizada exclusivamente em versão eletrônica, a publicação visa contribuir para o estabelecimento de um diálogo entre ecólogos e setores da sociedade envolvidos com a resolução de problemas ambientais. Em agosto deste ano, seu primeiro número estará disponível no sítio de periódicos eletrônicos da Universidade Federal da Bahia (http://www.portalseer.ufba.br/). Além de reportagens e entrevistas, o exemplar trará manuscritos relacionados com os temas de supressão de vegetação nativa e de restauração ecológica.

O Projeto INOMEP-PRONEX é coordenado pelo Prof. Pedro Rocha e tem a participação dos professores Blandina Viana, Charbel El-Hani, Eduardo Mariano, Eduardo Mendes, Francisco Barros, Hilton Japyassú e Renata Pardini. Apoiado pelo Ministério da Educação, inclui sete projetos e conta com a participação de vários estudantes, incluindo 11 bolsistas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI: https://sites.google.com/site/revistacaititu/seminarioinomep

Serviço:

X Seminário do INOMEP-PRONEX sobre Gestão Ambiental
Data: De 24 a 27 de julho
Local: Sala 1 do Instituto de Biologia da UFBA, Campus de Ondina