UFBA seleciona estudantes para bolsas luso-brasileiras

Mobilidade para os semestres 2013.2 e 2014.1

Estão abertas as inscrições para estudantes de graduação da UFBA, concorrerem ao programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades 2013A  De acordo com a Assessoria para Assuntos Internacionais/AAI. O programa tem o objetivo de possibilitar a cinco alunos de graduação, regularmente matriculados, a oportunidade de intercâmbio em Portugal, durante 6 meses, com bolsas individuais no valor total de  3.300 euros (R$ 8.905,71).  As inscrições podem ser feitas até 24 de maio, no site  www.santanderuniversidades.com.br/bolsas.

Após os interessados realizarem a primeira etapa do site do Santander, devem comparecer a AAI (localizada no subsolo da Reitoria, no Canela) até Às 11h do próximo dia 27 de maio, para a entrega histórico escolar oficial (original e cópia), do formulário preenchido da AAI e cópia do comprovante da pré-inscrição realizada no site.  Os requisitos para a inscrição são que sejam alunos regularmente matriculados em cursos de graduação presencial da UFBA; que tenham cumprido todas as disciplinas dos dois primeiros semestres do seu curso; Tenham pelo menos concluído 50% (cinqüenta por cento) da carga horária total do curso; Possuam, no máximo, uma (01) reprovação por período letivo; Apresentem coeficiente médio de rendimento semestral igual ou superior a 7,0 (sete); Não estejam matriculados nas disciplinas do último semestre;  Não tenham sido contemplados em nenhum Programa de Mobilidade Nacional ou Internacional do Santander.

As cinco bolsas que deverão ser usufruídas entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2014, são destinadas a qualquer uma das 17 instituições de ensino superior portuguesas: Universidade do Porto; Universidade de Coimbra;      Universidade Técnica de Lisboa;  Inst. Sup. Agronomia (Univ. Téc. Lisboa);     Universidade Nova Lisboa (UNL); Universidade Aveiro; Universidade Algarve;        Universidade da Madeira; Instituto Politécnico do Porto;  Instituto Politécnico Setúbal;   Universidade da Beira Interior;  Esc. Sup. de Educação Paula Frassinetti;  Fac. Ciências Médicas/UNL; Fac. Ciências Sociais Humanas/UNL; Inst. Sup. de Entre Douro e Vouga; Inst. Sup. de Línguas e Administração; Instituto de Artes Visuais, Design/Instituto Português de Administração e Marketing.  Nenhuma dessas instituições poderá receber mais de dois estudantes bolsistas.

A seleção e classificação dos candidatos serão feitas em duas etapas.  A primeira será por mérito, considerando-se os seguintes como Maior carga horária integralizada de componentes do seu curso; Menor número de reprovações; Maior coeficiente de rendimento. Daí, serão classificados 10 (dez) candidatos que passarão para a segunda etapa do processo.  A segunda etapa será presencial e eliminatória e acontecerá no dia 5 de junho, onde serão avaliadas capacidade de comunicação, objetividade, clareza de argumentação, persuasão e pertinência às questões da entrevista. Se houver candidatos inscritos que pertençam aos campi da UFBA localizados em Barreiras e Vitória da Conquista, estas entrevistas poderão ser realizadas por meios eletrônicos, no mesmo dia e período de tempo estipulado para a entrevista presencial.

A divulgação do nome dos selecionados será feita até o dia 07/06, na página www.aai.ufba.br. A data da reunião na Assessoria para Assuntos Internacionais da UFBA com os cinco alunos contemplados será oportunamente divulgada por e-mail aos candidatos contemplados.

Fonte: www.ufba.br