UFBA tem resultados positivos na diminuição do consumo de energia

Segundo um estudo realizado pela Proplan (Pró-Reitorias de Planejamento e Orçamento), Proad e pela Sumai (Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura), a UFBA (Universidade Federal da Bahia) teve resultados positivos na redução do consumo de energia elétrica de 2019.

O resultado positivo foi consequência das portarias 082, de 26 de junho, que restringiu o horário do expediente para o período das 7h30 às 13h30 no recesso entre os semestres letivos e a 124, de 24 de setembro, que prevê uma série de ações de contenção de despesas, entre elas o desligamento de aparelhos de ar condicionado, ambas editadas pela Reitoria.

O estudo verificou que houve redução de 18,2% do consumo de energia da UFBA na comparação do período janeiro-junho com o período julho-outubro, economia que pode ser atribuída às medidas estabelecidas pelas duas portarias, que tiveram efeitos complementares, e à participação dos dirigentes e de toda a comunidade universitária.

A UFBA salienta que as unidades universitárias, que respondem por 38,7% da energia elétrica consumida pela UFBA de janeiro a outubro apresentaram reduções quase sempre superiores aos 20% cada, chegando a superar os 50% em alguns casos.

De acordo com a Universidade, o sucesso das medidas de redução de consumo de energia deverá embasar a edição de uma nova portaria nessa direção, no recesso que se aproxima, a ser oportunamente anunciada.

 

Com informações da UFBA