UFOB: Laboratório de campanha detecta nova variante de coronavírus no Oeste da Bahia

O Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) detectou uma nova variante do novo coronavírus, nas cidades de Barreiras e Santa Rita de Cássia. A descoberta ocorreu após sequenciamento genético realizado pela equipe do Laboratório, liderada pelo professor Jaime Henrique Amorim.

A primeira amostra foi detectada em 17 de dezembro do ano passado, coletada de um paciente do município de Santa Rita de Cássia. Já a segunda amostra, coletada em 18 de janeiro deste ano, foi encontrada em Barreiras. Os pacientes, em ambos os casos, haviam apresentado os sintomas há cinco dias.

O estudo realizou o sequenciamento de genoma completo de mais de 40 coronavírus detectados entre maio de 2020 e janeiro de 2021. A pesquisa foi ampla, e abrangeu pacientes de diversas cidades do Oeste baiano.

As amostras foram agrupadas por trimestre. No último trimestre foram detectados dois coronavírus pertencentes ao variante P2, identificado pela primeira vez no Rio de Janeiro.

A variante encontrada pela UFOB possui maior capacidade de transmissão, além de uma maior probabilidade de escape da resposta imunológica. A mutação está na posição 484 da proteína S, de superfície.

O estudo, agora em parceria com autoridades de saúde locais, analisa se o contágio desta nova variante já ocorre de forma comunitária e segue em monitoramento das variantes genéticas do vírus.