UFOB suspende atividades acadêmicas e institui Grupo de Trabalho para combater o coronavírus

Para diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus entre a comunidade universitária da UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia), a Gestão Superior da instituição deliberou pela suspensão das atividades acadêmicas.

O Reitor Jacques Antonio de Miranda informou que a Univeridade seria esvaziada a partir desta segunda-feira (23/03), respeitando-se, apenas, as limitações impostas pelas atividades que estejam diretamente relacionadas ao enfrentamento da pandemia.

De acordo com a Portaria 69/2020, os organizadores de atividades extracurriculares devem cancelar ou adiar os eventos. Estão suspensas ainda as atividades do Programa Universidade da Maturidade e viagens não essenciais (dentro e fora do país) de docentes, técnico-administrativos e discentes.

Neste período de pandemia, o uso do Ponto Eletrônico Biométrico como forma de controle interno de frequência está suspenso, por se constituir em potencial meio de disseminação de infecções, como a COVID19. Deve ser adotada a folha de controle até a regularização, conforme orientação da PROGEP.

Os docentes e colegiados de curso devem avaliar quais as atividades de seus componentes curriculares podem ser realizadas de forma não presencial, caso haja necessidade de aprofundar as medidas de contenção.

A UFOB também recomenda priorizar a realização de reuniões através de teleconferência, além de, sempre que possível, manter as janelas e portas dos ambientes abertas.

Para o Coordenador da ASSUFBA, Rony Keito Moreira, as medidas tomadas pela Reitoria da UFOB, expostas em nota à comunidade acadêmica, demonstram preocupação para amenizar a propagação do COVID-19 junto à comunidade.

“O Reitor solicita que todos levemos a sério as medidas de restrição de mobilidade, para que nossas equipes de controle epidemiológico e de atendimento hospitalar possam atuar com segurança e dentro de suas capacidades”, afirma Rony Keito.

Vale lembrar que a Universidade instituiu o Grupo de Trabalho, através da Portaria 68/2020, para o Gerenciamento do COVID-19 na UFOB, responsável por monitorar os eventos que resultem em mudanças significativas de atividades no âmbito da Universidade Federal do Oeste da Bahia e que demandem medidas de contingência.

A UFOB também encaminhou ao MEC (Ministério da Educação) proposta para realizar a identificação do vírus e ações diretas no combate à disseminação. “Reafirmamos a importância da Universidade em contribuir, institucionalmente em parceria com outros órgãos e entidades, a fim de viabilizar a produção de materiais de proteção para equipes de saúde, a produção de insumos de higiene, a realização de diagnósticos, a orientação à comunidade local e o apoio assistencial, além da preocupação da UFOB em estancar a proliferação da pandemia, diz Rony Keito.

Diante da preocupante situação, a ASSUFBA segue vigilante, contribuindo para o combate ao coronavírus e atenta à garantia dos direitos dos servidores. “Precisamos nos conscientizar e proteger a todos, nossos familiares, amigos, comunidade acadêmica, sociedade. FIQUE EM CASA!”, exclama o Coordenador do Sindicato, Rony Jeito Moreira.

A ASSUFBA lembra que está à disposição do servidor. O trabalhador que se sentir em risco com alguma medida que não siga as orientações deve entrar em contato com o Sindicato para denunciar a situação, através das redes sociais  Facebook e Instagram.

Confira o Plano de Contingência_UFOB