UFRB vota por paralisação no dia 1º de dezembro pelos turnos contínuos

Em assembleia realizada na última quinta – feira (17), em Cruz das Almas, os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB votaram por unanimidade pela paralisação no dia 1 de dezembro, quando estarão em luta pela Campanha dos Turnos Contínuos que defende a jornada de trabalho de 30h, com o funcionamento da universidade nos três turnos. Ainda durante a assembleia, a categoria votou e tirou os dois delegados que vão representar a Universidade na Plenária da Fasubra, que vai acontecer em Brasília.

O coordenador Jurídico da ASSUFBA Sindicato, Paulo César Vaz informou a categoria dos informes nacionais. Entre eles, o esforço que a Fasubra está fazendo para garantir recursos para a carreira. “Temos até 4 de abril de 2012 para garantir recursos no orçamento. Essa é a data máxima para colocar recursos para 2013 porque estaremos num ano eleitoral”, salienta.

O coordenador de Formação Sindical, Antônio Bomfim Moreira expôs para a categoria os riscos do PL 549, que prevê o congelamento dos salários por dez anos. “Isso é uma contradição do governo. Se esse projeto for aprovado vai criar uma grande dificuldade para os servidores”.

Bomfim falou também da necessidade em estabelecer uma agenda mais próxima com as reitorias e ressaltou a importância da Campanha pelos Turnos Contínuos. “O turno tem que ser pra todo mundo. Essa conquista terá que ser usufruída. Para isso, teremos que ter um debate franco com estudantes, a sociedade, os reitores, porque não queremos reduzir jornada de trabalho, mas ampliar a capacidade de atendimento. Estamos tratando de qualidade de vida do servidor”, aponta.

Turnos Contínuos

A questão dos turnos foi amplamente debatida pela categoria durante a assembleia. Aida Maia, coordenadora geral da ASSUFBA “Como é que vai funcionar em cada setor? Isso serár apontado por nóvocês numa planilha, senão, não saberemos como vão ocorrer os revezamentos de turnos sem interrupção aqui na UFRB”, ressalta Aida Maia.

O servidor da UFRB, Leone Ricardo informou a categoria sobre o oficio enviado ao reitor Paulo Gabriel, no dia 04 de novembro, solicitando audiência para discutir as demandas dos servidores. “No dia 16 (quarta), fomos recebidos pelo reitor e abordamos vários aspectos que são de interesse da categoria como redistribuição, servidores que estudam e ocupação da reitoria pelos estudantes, que refletiu em faltas e cortes de ponto.

Foram tirados também, em votação, os nomes dos servidores Sirlei da Conceição Dias e Simone Fiuza, que vão participar da Plenária da Fasubra que vai tratar das alterações estatutárias. A Plenária vai acontecer nos dias 25 e 26 de novembro.