UFSB divulga resolução de retorno gradual de atividades acadêmicas presenciais

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) já está com uma data prevista para o retorno presencial, com base na Resolução nº 03/2022 do Conselho Superior Universitário, aprovada no dia 16 de fevereiro. A retomada gradual das atividades acadêmicas presenciais inicia no dia 21 de março, conforme o Calendário Acadêmico.

As atividades acadêmicas presenciais foram suspensas na UFSB em março de 2020. As aulas foram retomadas em agosto do mesmo ano, no modelo de ensino mediado por tecnologias. A partir da resolução 03/2022, as unidades acadêmicas, como os Institutos de Humanidades, Artes e Ciências (IHACs) e os Centros de Formação (CFs), em conjunto com as comissões gestoras de cada campus, poderão planejar seus próprios processos de retomada da presencialidade, conforme suas peculiaridades e necessidades e respeitando o Plano de Retomada desenvolvido pelo Comitê Emergencial de Crise (CEC-Covid-19).

Para a ASSUFBA, o protocolo de retorno precisa ser ainda mais rigoroso, diante do recrudescimento da pandemia de Covid-19, assim como defendido no retorno presencial administrativo. As condições de biossegurança devem estar adequadas para salvaguardar a vida dos trabalhadores.

Saiba mais como vai funcionar o Plano de Retomada. A reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, explica como será feita a comprovação da vacinação contra Covid-19, o passaporte vacinal e dentre outros, em vídeo.