“Uma palavra final” de João Carlos Salles para toda a comunidade acadêmica encerra reitorado no Salão Nobre da Reitoria da UFBA

A despedida do cargo de magnífico reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ocupado pelo professor doutor João Carlos Salles durante 8 anos (2014-22), foi marcada por muita emoção, atos simbólicos e pelo discurso “Uma palavra final”, proferida por Salles para toda comunidade acadêmica. A cerimônia, realizada no sábado (13/08), ocorreu em comunhão com a reabertura do Salão Nobre da Reitoria e contou com a presença de Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação, reitores, professores(as), terceirizados(as) e estudantes.

Sem os tapumes, a Reitoria da UFBA ficou com a “casa cheia” novamente e foi ponto de reencontro entre as categorias que, além da reabertura, prestigiaram, na Sala dos Conselhos, a fotografia de João Carlos Salles já posta ao lado dos registros dos ex-reitores. De volta ao Salão Nobre, os representantes convidados da ASSUFBA, APUB, DCE, Andifes e Pró-reitoriaa sentaram-se à mesa.

Em honraria ao magnifico, o Coordenador de Comunicação da ASSUFBA Sindicato, Antônio Bomfim Moreira proferiu, ao lado dos coordenadores(as) Lina Teles, Adelmária Ione, Giancarlo Damiani e Mário Sergio Nascimento, um discurso em homenagem a representação de João Carlos Salles para toda a categoria de técnico(a)-administrativos(as). “Essa prestigiada despedida presencial é uma homenagem dos trabalhadores e trabalhadoras do país, que não desistem de lutar e sonhar por dias melhores para o povo. Valeu, professor João Carlos! Reitor eleito, reitor empossado. Receba o nosso perpétuo aplauso, apoio e reconhecimento por tudo que fizemos juntos com a comunidade universitária”.

Durante a cerimônia, João Carlos Salles não conteve as lágrimas e fez questão de salientar que o encerramento do ciclo deixará saudade. Também afirmou que a nova gestão representa a continuidade e isso é motivo de felicidade.

“Esse é um momento em que nós, junto com a comunidade, com os técnicos, docentes, estudantes e terceirizados, defendemos a universidade contra todos os ataques. Enfrentamos uma situação muito difícil de restrição orçamentária, mas não abaixamos a cabeça. Com altivez, fomos Universidade Pública e isso só pode me dar muito contentamento. Essa felicidade se completa, pois agora temos a certeza de que a nossa gestão continuará representando a vontade da comunidade com o novo reitor. A mensagem que deixo para próxima gestão é continuar a resistir, defender e lembrar dos nossos valores”.

Paulo César Miguez, vice-reitor de João Carlos durante os 8 anos de administração, também homenageou o parceiro de relações acadêmicas. “Professor João Carlos Salles, Magnífico Reitor, amigo, irmão e companheiro, sua palavra final não chega naquilo que normalmente se fala ao final de alguma coisa ao apagar das luzes. Muito pelo contrário, chega com o brilho de muitas luzes, luzes que iluminam tudo que foi feito ao longo do seu reitorado. Magnifíco reitor João Carlos, vencemos e venceremos, afinal, ainda há muita luta pela frente e os tempos sombrios ainda continuam a exigir de nós coragem e altivez”

Paulo Miguez assume a Reitoria da UFBA nesta segunda-feira (15/08). O decreto presidencial de nomeação do professor foi publicado no último dia 12. O vice-reitor passa a ser o professor Penildon Silva.