Vacina de febre amarela e gripe terá ampliação em 2020; áreas do Nordeste e novo público alvo foi apresentado

A partir de 2020, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferecerá uma dose da vacina de febre amarela que servirá como reforço para crianças com até 4 anos de idade, além de ampliar gradativamente em 1.101 municípios do Nordeste. Os municípios atingidos serão de áreas antes sem recomendação para vacinação. Contra a gripe, foi acrescentado um novo público alvo a agenda: adultos entre 55 a 59 anos.

Até o momento, a vacina contra a febre amarela é recomendada para quem vive ou visita as regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste.

“O público-alvo, portanto, representará aproximadamente 67,7 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários para a vacinação, que já conta com crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde, idosos, entre outros”, aponta documento do Ministério da Saúde enviado a representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde. Ofício foi encaminhado no final de novembro.

O Ministério acredita que dessa forma todo o país contará com a vacina em suas rotinas de serviços. Os estados e municípios já receberam as novas diretrizes sobre as Campanhas Nacionais de Vacinação, para começar as ações a partir do ano que vem.