Variante brasileira da Covid-19 tem carga viral 10 vezes maior em adultos, aponta Fiocruz

Adultos contaminados pela variante P.1 do novo coronavírus possui carga viral 10 vezes maior do que as demais cepas. Esta foi a conclusão do estudo realizado por pesquisadores da Fiocruz, publicado no último sábado (27/02). A pesquisa ainda aguarda revisão de outros cientistas, mas alerta para o reforço dos cuidados contra o contágio da Covid-19.

Os pesquisadores analisaram 250 genomas SARS-CoV-2 de diferentes municípios do Amazonas, com amostras colhidas entre março de 2020 e janeiro de 2021.

“A primeira fase de crescimento exponencial foi impulsionada principalmente pela disseminação da linhagem B.1.195, que foi gradualmente substituída pela linhagem B.1.1.28. A segunda onda coincide com o surgimento da variante de preocupação (VOC) P.1 que evoluiu de um clado B.1.1.28 local no final de novembro e rapidamente substituiu a linhagem parental em menos de dois meses”, diz trecho da pesquisa.

Entre as principais causas que aceleram a transmissão do vírus está a falta de distanciamento social, como destaca o estudo. “A falta de distanciamento social eficiente e outras medidas de mitigação provavelmente aceleraram a transmissão precoce do VOC P.1”.

No Amazonas, durante os primeiros 54 dias do ano, o número de mortes por Covid-19 foi de 5.288, maior que o total de óbitos do ano passado (5.285).