Veja motivos para ser contra a PEC 32

A PEC 32 propõe uma mudança na relação do Estado brasileiro com os seus servidores e nos serviços públicos. Altera 27 trechos da Constituição e introduz 87 novos, sendo quatro artigos inteiros. Quem leu o conteúdo da proposta vê claramente que não se trata de uma Reforma Administrativa, pois tem como objetivo destruir o serviço público em todos os níveis – federal, estadual e municipal – e ainda acabar prejudicar a população.

A conjuntura atual lembra quando o Brasil adotou o modelo republicano como forma de governo, conhecido como República Velha, no qual aprofundou a desigualdade social e a política corrupta. À época só os burgueses tinham benefícios. É mais ou menos o que Bolsonaro quer fazer. Tirar tudo do povo para beneficiar a iniciativa privada e alguns dos seus pares.

 

Veja motivos para derrubar a PEC 32:

  • Fim dos benefícios

A proposta acaba com diversos benefícios pagos hoje aos servidores, como, aumento retroativo, adicional por substituição não afetiva e férias superiores a 30 dias por ano.

  • Interfere na autonomia do sindicato

Ao proibir que sejam celebrados acordos, editadas leis ou mesmo proferidas decisões judiciais que garantam aos empregados públicos o direito à estabilidade no emprego.

  • Reforma não afeta juiz, parlamentar e militar

Esses vão ser os privilegiados, o que demonstra que a reforma não atinge, justamente, os servidores que têm as remunerações mais altas.

Resumindo, além do funcionalismo público, quem vai sobrar com tudo isso é a população, que sofrerá com descontinuidade dos serviços a cada mudança de governo, deixará de receber serviços prestados por trabalhadores devidamente selecionados por concurso público, preparados e treinados, sem falar na possibilidade de pagar por serviços hoje ofertados gratuitamente.