VII encontro de aposentados(as), aposentandos(as) e pensionistas acontece nesta quinta e sexta

Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24/09), a FASUBRA Sindical realiza o VII encontro de Aposentados(as) e Pensionistas. Por conta da pandemia, o evento será virtual, transmitido pelo Facebook da Federação, e contará com intérpretes de libras. 

Serão debatidos temas relacionados à saúde mental e física dos idosos na pandemia, inclusão digital e prejuízo do decreto 10.620, que prevê que a aposentadoria dos servidores será administrada pelo INSS.
O encontro terá como mediadoras as coordenadoras da pasta Elma Dutra e Tereza Fujii. Os convidados e convidadas são: o psicólogo Hartur Marcel Torres da Silva, a Dra. Marília Duque, a Dra. Luna Ramacciotti e o Dr. Cláudio Santos.

Segue a programação:

Dia 23/9 – 14h às 18h
Palestra “Saúde Mental do(da) Idoso(a) na Pandemia”, com o psicólogo Hartur Marcel Torres da Silva, graduado pela FURG (Universidade Federal do Rio Grande), especialista em Saúde do Idoso pela UCPel (Universidade Católica de Pelotas). Experiência em processos de desinstitucionalização, psicologia de grupo e comunitária.
Palestra “Inclusão Digital e a Pessoa Idosa”, com Dra. Marília Duque – doutora em Comunicação e Práticas de Consumo. Pesquisadora na University College London e no projeto global ASSA – Anthropology of Smartphones and Smart Ageing. Membro do Grupo de Pesquisa em Éticas Comunicação e Consumo – ESPM/CNpQ e coeditora do observatório de Ética “Ética de Bolso”.

Dia 24/9 – 14h às 18h

Para debater o tema “Transferência do RPPS para o INSS: Resistência do serviço público ao Decreto 10.620 e à Portaria 8.374” participam Dra. Luna Ramacciotti e Dr. Cláudio Santos. Dra. Luna é advogada, mestre em Direitos e Garantias Fundamentais e especialista em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV. Dr. Cláudio Santos é advogado especialista em assessoria e consultoria de Entidades Associativas Sindicais, com atuação perante os Tribunais Superiores, mestre em Direito de Relações Internacionais e professor da disciplina de Direito do Trabalho do UniCEUB.
Nos dois dias terá apresentação do Coral Vozes do Cerrado do SINT-IFESgo, composto por Helena, Maura, Laura e Maria Lucimar e com produção artística de Gil Araújo.

Participem!