Vitória. Luta garante aprovação do piso salarial para os trabalhadores da Enfermagem

Vitória importante para os trabalhadores da saúde. Em um dia histórico, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2564/20, que fixa o piso salarial nacional para os profissionais de enfermagem (enfermeiro, técnico e auxiliar) e parteiras.

A aprovação é fruto da intensa mobilização da categoria, do movimento sindical e dos partidos de oposição. Nesta quarta-feira (04/05), caravanas de todo o país foram a Brasília acompanhar a votação. Os coordenadores da ASSUFBA Giancarlo Damiani e Lina Teles estiverem presentes na mobilização. Para eles, a vitória é resultado do esforço e unidade da categoria, que esteve sempre na luta em defesa de melhores condições de trabalho e valorização.

Participante ativa e uma das responsáveis pelas articulações para garantir a votação do PL, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) acredita que o projeto vai coroar “um sacrifício de décadas de uma profissão sub-remunerada, mas que é essencial na equipe interdisciplinar de saúde”.

A parlamentar destacou que a Enfermagem perdeu cerca de mil trabalhadores para o coronavírus. São profissionais que arriscaram as suas vidas para salvar a população. A aprovação do PL, portanto, é um reconhecimento para trabalhadores que estão na linha de frente na garantia da saúde da população.

Para a ASSUFBA, o piso salarial vai dar um pouco mais de dignidade para os profissionais. Defender a Enfermagem é também defender o SUS, a vida e a saúde.

PL
O projeto, aprovado por 449 votos a favor e 12 contrários, estabelece piso para os enfermeiros de R$ 4.750, pago pelos serviços de saúde públicos e privados, em todo o país. Técnicos de enfermagem receberão 70% do piso, auxiliares de enfermagem e parteiras, 50%.