XXIV CONFASUBRA chega ao fim | Veja as pautas debatidas durante os dois últimos dias do evento

Na noite do último domingo (21/05), chegou ao fim a XXIV CONFASUBRA, que ocorre no Hotel Royal Tulip – Brasília Alvorada, em Brasília/DF. Participam do Congresso 1043 delegadas e delegados, de 49 entidades de base de diferentes instituições federais públicas de ensino.

Durante o final de semana, diversas pautas foram discutidas e decisões relativas à conjuntura sindical nacional e internacional foram tomadas. Entre elas:

  • Foi eleita a nova gestão da Direção Nacional e do Conselho Fiscal para o triênio 2023/2026. Ficou definido que a posse dos novos representantes da Federação será realizada na próxima plenária.
  • Os(as) delegados(as) rejeitaram o marco fiscal, o PLP 93/2023, que limita os gastos públicos em áreas sociais e aprovaram sobre a filiação a uma central sindical. Existe a possibilidade do tema retornar como pauta no próximo Congresso.
  • Foi aprovada a proposta de aperfeiçoamento da carreira Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação. A proposta busca contemplar de forma isonômica e equitativa aposentados e ativos e agora segue para negociações com o governo.
  • Foram aprovadas as contas compiladas da gestão 2018/2023. A prestação de contas foi apresentada pelo Conselho Fiscal.
  • Os presentes realizaram um ato em homenagem ao dia 20 de maio, que marca o dia dos (as) técnicos (as) e auxiliares em enfermagem.

O XXIV CONFASUBRA encerrou a noite com uma saudação da, agora, atual Direção Nacional e do novo Conselho Fiscal do sindicato.