CONSUNI anula eleição do Com- Hupes
Em reunião tensa, o Conselho Universitário deliberou por revisão do regimento e novas eleições
Na tarde do dia 13 (quinta), na sala dos Conselhos da Reitoria foi aprovada por 13 abstenções a anulação da eleição do Com – Hupes, a revisão do Art. 9 do regimento e a realização de uma nova eleição na unidade hospitalar.
A eleição – O processo eleitoral do Com – Hupes, que se estende desde outubro de 2013, finalmente tem desfecho justo e democrático. Naquele momento, após a divulgação das Normas Internas a servidora do Hupes Edna dos Santos Souza, identificando a incompatibilidade destas com o Regimento Interno do Com-Hupes, apresentou denúncia na Procuradoria Federal junto à UFBA, que de acordo com o parecer de nº 1076/2013 de 14/11/2013, declarou a nulidade do processo, recomendou a sua suspensão e a adequação das Normas ao Regimento. Na ocasião a Comissão Eleitoral e o Conselho Gestor, mesmo com conheci mento do Parecer da PF/UFBA deram seguimento à eleição desconsiderando a recomendação.
Enviado para a Comissão de Normas e Recursos do CONSUNI o processo foi amplamente avaliado e debatido pelos membros resultando num parecer que orientava a anulação da eleição e a revisão do Art. 9º do Regimento do Com-Hupes, que segundo a CNR aponta incongruências como a preferencialidade dos docentes no pleito. A apresentação do Parecer da CNR/CONSUNI foi seguida muito debate entre os conselheiros.
Para Antônio B. Moreira, coordenador de Formação Sindical da ASSUFBA e conselheiro do Consuni “Não pactuaremos com nenhuma burla das Normas, nossa representação tem compromisso com a democracia e a transparência.”
O conselheiro Renato Jorge Pinto enfatiza que “A anulação é justa e ratifica nossa postura em defesa do Regimento, mas a revisão deste não pode funcionar de forma casuística. Defendemos um gestor eleito de forma democrática, mas respeitando as Normas.”
Já a conselheira Eliete Silva diz “No contexto de relação com a EBSERH defendemos que a comunidade eleja o Gestor, isso fortalece nosso compromisso com toda comunidade universitária e com nossos usuários, bem maior deste hospital.”
Para a conselheira e coordenadora de Comunicação da ASSUFBA,Cássia Virgínia B. Maciel “A inclusão da Especialização como requisito para o Gestor do hospital é mais uma garantia no sentido de fortalecermos a Gestão por Competência na UFBA, não adianta só ter “prestígio. O perfil dos candidatos deve aliar experiência, conhecimento, habilidades e atitude necessárias a essa tarefa tão grandiosa.”
Agora a decisão do CONSUNI será remetida ao Conselho Gestor do Com-Hupes que deverá realizar nova eleição após revisão do Regimento.
Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato



