Unidade e resistência. Servidores(as) da UFBA dão novo fôlego à luta contra a Reforma Administrativo e aprovam ações

A reafirmação da luta contra a Reforma Administrativa foi aprovada por unanimidade pelos(as) servidores(as) da UFBA, durante Assembleia Geral, no auditório da ASSUFBA, nesta quarta-feira (27/08). O assunto, inclusive, será apresentado durante a Plenária Nacional da FASUBRA, que ocorre de 29 a 31 de agosto, em Brasília (DF). A delegação para o evento foi eleita.

Pela direção, o Sindicato indiciou a coordenadora Lina Teles. A assembleia aprovou a Chapa 1 – Sindicato É Pra Lutar, composta por Giancarlo Damiani (titular) e Rosemary Silva (suplente), com a maioria dos votos observados no contraste, e a Chapa 2, formada por Fernando Bandeira (titular) e Jomar Fadigas (suplente), com a minoria dos votos.

A categoria também aprovou o indicativo da FASUBRA, de paralisação de 48h nos dias 10 e 11 de setembro, para cobrar o cumprimento do Acordo de Greve e contra a Reforma Administrativa, além da participação nas manifestações do dia 7 de setembro, em defesa da soberania.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, e a Coordenadora Adelmária Ione, falaram sobre a conjuntura nacional, extremamente adversa, sobretudo pelo Congresso Nacional conservador, reacionário e lesa-pátria. É neste contexto que tem sido discutida a reforma e o cumprimento integral do Acordo de Greve. O engajamento e as unidades são fundamentais.

Informes Jurídicos
Os informes sobre a Hora Extra Incorporada foram passados pela Coordenadora Geral da ASSUFBA, Nadja Rabello. Nesta segunda-feira (25/08), o advogado Dr. Ivan Brandi fez uma manifestação no processo, para cobrar o retorno imediato das execuções. Vale lembrar que os(as) substituídos(as) estão sem receber a parcela desde 2020. O pedido também inclui o pagamento dos retroativos.

O advogado da ASSUFBA, Dr. Hugo Leonardo, falou sobre o processo da URP. Recentemente, o Sindicato se reuniu com a Reitoria da UFBA no intuito de buscar uma conciliação no processo. Está agendada uma audiência, no dia 4 de setembro, para discutir a possibilidade de uma proposta de acordo para o pagamento do valor incontroverso.

A ASSUFBA também segue empenhada em pagar todos os lotes do processo dos 3.17%. Até o momento, 2.658 servidores(as) já foram beneficiados(as). Sobre os 28.86%, a entidade fez o pagamento em precatórios das superprioridades, ou seja, pessoas com mais de 80 anos. O Sindicato também envida esforços para realizar a execução dos lotes dos(as) substituídos(as) que têm valores em RPV (Requisição de Pequeno Valor) – até 60 salários.

Também foram passadas informações sobre o Processo das 30 Horas, a exemplo
dos lotes de Roquelina Conceição dos Santos, Renilda Daltro, Francisco Gomes Lago e Rolândia Souza Menezes.

PARTICIPE
SINDICATO É PRA LUTAR!