IX Conassufba fortalece a categoria quanto às lutas

Coordenação da ASSUFBA faz avaliação positiva do Congresso que foi considerado um sucesso e teve transmissão ao vivo

 

 

No segundo dia do IX Conassufba, na sexta (13/12), no “cardápio”, temas que acirraram e instigaram mais ainda a categoria e só poderiam significar auditório lotado e marcado por intensos debates: Turnos Contínuos, Condições de Trabalho e Saúde do Trabalhador; Negociação Coletiva e Direito de Greve no Serviço Público e na tarde do mesmo dia, Aposentadoria Especial, Insalubridade e Periculosidade com a plenária final com o Plano de Lutas.

 

Renato Jorge, coordenador geral da ASSUFBA reabre trabalhos no segundo dia do Congresso. Foto: Américo Barros

Renato Jorge, coordenador geral da ASSUFBA reabre trabalhos no segundo dia do Congresso. Foto: Américo Barros

O coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge Pinto reabre os trabalhos na sexta após a apresentação de um vídeo que apresentou as lutas empreendidas pela ASSUFBA nas movimentações por melhores condições de trabalho e salários para os servidores das universidades federais na Bahia. “Os avanços que conquistamos são frutos da nossa luta por melhores condições para os técnicos, sempre. Por isso, a importância de um Congresso como este, para nos fortalecer para novas conquistas, resgatar a nossa história e reafirmar os princípios da classe trabalhadora”.

O coordenador geral da ASSUFBA apresentou uma proposta aos delegados de um calendário de mobilizações na UFBA pelos Turnos Contínuos entre os dias 16 à 20 de dezembro e que foi aprovado por unanimidade pelos presentes.

 Turnos Contínuos e condições de trabalho

Cássia Virginia B. Maciel tratando de Turnos Continuos. Foto: Américo Barros.

Cássia Virginia B. Maciel tratando de Turnos Continuos. Foto: Américo Barros.

A coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Virginia B. Maciel que é representante dos técnicos no GT de Turnos Contínuos e conselheira do Consuni, tratou da luta empreendida pela jornada de 30h na Universidade. Mais uma vez, a coordenação da ASSUFBA reforçou quea categoria dos Técnico-administrativos em Educação entende que existe a necessidade da ampliação dos horários de atendimento, o que será capaz através da regulamentação do funcionamento da Universidade em Turnos Contínuos. “Essa é uma luta histórica da ASSUFBA que não preciso mais lembrar aqui”.

Para a coordenadora, é preciso notar também que os Turnos Contínuos significam melhoria da qualidade de vida, o aumento do tempo livre, as possibilidades de maior investimento individual e institucional em programas de desenvolvimento e capacitação do servidor, entre outros. Diante dessa realidade é indispensável pensar sobre as novas relações de trabalho. “Essa semana será decisiva com um Consuni na sexta que tem Turnos Contínuos na pauta e vamos entrar nessa luta para valer convocando a categoria a aderir à movimentações pelos Turnos Contínuos para todos”.

Negociação Coletiva e Direito de Greve

João Paulo Ribeiro falando à categoria. Foto: Américo Barros.

João Paulo Ribeiro falando à categoria. Foto: Américo Barros.

O dirigente da CTB Nacional, secretário de Serviços Públicos e do Trabalhador Público da CTB, João Paulo Ribeiro, abordou Negociação Coletiva e Direito de Greve no Serviço Público. “Esse debate sobre o direito de greve é fundamental nesse momento para nós trabalhadores do serviço público porque nosso futuro e nossa organização sindical estão nas mãos dos parlamentares que não nos representam legitimamente. São pessoas sem dialogo, sem conversa, sem representação e que ousam apresentar um projeto sem negociação com o conjunto das centrais e com o conjunto dos trabalhadores em sindicatos das universidades em todo o país e do serviço público federal. Para mim, é um verdadeiro absurdo apresentar um projeto depois de 25 anos sem negociação e sem proposta nenhuma e com um agravante a mais, sem a presença do executivo, que se nega a apresentar uma proposta mais decente para o conjunto dos trabalhadores do serviço público, destacou João Paulo que apresentou inúmeras observações no projeto de lei proposto pelo senador Romero Jucá( PMDB-RR).”

Aposentadoria Especial, Insalubridade e periculosidade

 Dr. Carlos Alberto Marques Junior falando de Aposentadoria Especial, Insalubridade e Periculosidade

Na tarde do dia 13, delegados e observadores presentes no Congresso e servidores que não puderam participar presencialmente, mas puderam acompanhar pela net tiveram a oportunidade de contar com esclarecimentos sobre aposentadoria especial, insalubridade e periculosidade feitos pelo advogado , Dr. Carlos Alberto Marques Júnior.

Para quem esteve no Conassufba, uma oportunidade singular de debater importantes temas para as lutas da categoria.Romilson Aragão, técnico-administrativo lotado no IMS-CAT diz que o Congresso foi extremamente positivo. Para Luiz Gustavo Encarnação, servidor da UFRB, em Cruz das Almas, um congresso que deu oportunidade de discutir temas relevantes e atuais para a categoria, possibilitou traçar as lutas para 2014. “A organização do evento foi bem sucedida na escolha dos temas e dessa forma a minha avaliação foi a de um congresso positivo para a categoria.”

 

No final da tarde de sexta, na plenária final, foram apresentadas as propostas dos delegados para o Plano de Lutas da categoria.

 

Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato