Encontro Nacional de Mulheres debate empoderamento feminino

O primeiro Encontro Nacional de Mulheres da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), iniciado na quinta-feira (28/8), tem como tema central o “Protagonismo da Mulher nas Relações Sociais, Políticas e Sindicais”. O evento, que começou com palestras sobre o processo de empoderamento da mulher nesses segmentos, termina nesta sexta-feira (29), Luziânia, Goiás.

A CSPB selecionou como palestrantes dessa temática, a professora Maria Lúcia de Santana Braga e a coordenadora geral de Autonomia Econômica das Mulheres da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da Presidência da República, Simone Sarita Schaffer.

A representatividade foi ponto forte do evento. Delegações de diversas regiões do país colaboraram com o debate, denunciando diversos casos de desrespeito ao acesso das mulheres a cargos de hierarquia superior, assédios morais e sexuais em ambientes de trabalho e relatos de intolerância quanto à dupla jornada a que muitas trabalhadoras são submetidas em virtude de atribuições domésticas que, culturalmente, ainda se impõe ao sexo feminino.

Esta edição de estreia do encontro tem como objetivo criar propostas para políticas públicas onde as mulheres possam ter garantidos seus espaços de representatividade na sociedade e no poder público. No que tange o empoderamento econômico, ficou claro que os homens ainda detêm o domínio dos melhores cargos e salários, ainda que, nos últimos anos, as mulheres estejam ocupando posições de destaque no mercado de trabalho, nas entidades sindicais e no terceiro setor. No entanto, a desigualdade de gênero permanece em níveis inaceitáveis para um país que se pretende desenvolvido.

O compartilhamento dessas experiências darão subsídios para a elaboração de propostas que visam combater todo o tipo de violência contra a mulher, sejam elas de origem cultural, psicológica, física, ou moral. O encontro seguirá abordando questões como igualdade de gêneros, LGBT, violência contra a mulher, questões de raça e outras mazelas que afligem o universo feminino na sociedade.

Com informações da CSPB