Seminário de Combate ao Racismo e Sexismo tem início na UFRB

Na quinta e sexta-feira (25 e 26/9), será realizado o Seminário de Implementação do Programa de Combate ao Racismo e Sexismo Institucional na UFRB. A iniciativa acontece no Hospital Universitário de Medicina Universitária, no campus de Cruz das Almas.

Através deste programa, a UFRB pretende desenvolver uma política de educação com ações afirmativas capazes de combater o racismo e o sexismo institucional, além das desigualdades existentes na comunidade acadêmica. Dessa forma, o espaço acadêmico será transformado em um espaço promotor do combate a todo tipo de discriminação.

Na quinta-feira (25), o evento tem início às 9h, com a mesa de abertura com a presença de representantes da Prograd, Progep, Propaae, Proext, Ouvidoria e Sepromi. A conferência de abertura será proferida pela doutora Maria Inês Barbosa (OPAS).

À tarde, tem a mesa redonda Contextualizando o Racismo e o Sexismo no Ambiente Acadêmico: Perspectivas e desafios para seu enfrentamento, com explanação das professoras Valdecir Nascimento (UFRB) e Vilma Reis (UFBA/Sepromi).

Na sexta-feira (26), tem GT1 – Identificação e Abordagem do Racismo e Sexismo Institucional no Ccaab, Cetec e Cetens, que tem o objetivo de fazer um levantamento das situações de racismo e sexismo identificadas nestes Centros de Ensino e elencar propostas de enfrentamento. A facilitadora será a professora Tricia Viviane (Sepromi).

O GT2 – Identificação e Abordagem do Racismo e Sexismo Institucional no CCS e no CFP tem como facilitadora a professora Angela Figueiredo (UFRB). O GT3 – Identificação e Abordagem do Racismo e Sexismo Institucional no CAHL e no Cecult contará com a colaboração da professora Denize Ribeiro.

Durante a tarde, acontecerá apresentação e discussão dos resultados dos GTs e a conferência de encerramento com o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledad Nacif.