Neste 8 de Março, a Assufba deseja mais oportunidades para todas as mulheres
Sempre preocupado com as questões que envolvem o sexo feminino, o Sindicato, neste 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, acredita que uma sociedade justa só poderá ser construída quando homens e mulheres tiverem oportunidades iguais de trabalho e desenvolvimento.
Mesmo com tantas desigualdades sofridas diariamente, as mulheres têm o que comemorar. Muito ainda precisa ser feito para proporcionar o empoderamento feminino, mas é possível destacar algumas ações que têm oferecido uma melhor condição de vida pra mulheres de todo o país.
O acesso à educação é uma delas. Atualmente, as mulheres estudam mais e são as responsáveis pela maior porcentagem de pessoas com ensino superior. A presença das mulheres também tem crescido significativamente no mercado de trabalho: elas têm ocupados mais espaços, porém as que se encontram em cargos de destaque ainda estão em quantidade inferior aos homens.
Nesta data, outra questão importante e que deve ser debatida é a violência contra a mulher. Mas, nesse quesito, o país conquistou um importante avanço. No dia 03/03, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei do Senado que classifica o feminicídio como crime hediondo e o inclui como homicídio qualificado. O texto modifica o Código Penal para incluir o crime – assassinato de mulher por razões de gênero – entre os tipos de homicídio qualificado. O projeto vai agora à sanção presidencial.
Para a Assufba, o debate sobre as questões de gênero devem ser tratadas cotidianamente e não apenas em datas comemorativas. É importante ter sensibilidade e respeito para tratar de um tema tão caro à toda população.