Técnico-administrativos da UFSB aderem a greve da categoria

Na manhã da segunda-feira (08/06), a Assufba Sindicato realizou assembleia geral com os 50 técnico-administrativos da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus de Itabuna. Com a presença dos coordenadores Aida Maia e Paulo Vaz, o encontro contou, ainda, com a participação dos técnicos dos campi de Teixeira de Freitas e Porto Seguro, através de videoconferência.

Durante a assembleia, foi votada e aprovada a adesão dos trabalhadores da UFSB ao movimento nacional de greve. Inclusive, eles definiram algumas ações: 12/6, reunião à tarde no campus de Porto Seguro; e no dia 15/6, instalação do Comando Local de Greve, discussão sobre calendário de atividades e construção da pauta local para ser entregue à Reitoria.

A assembleia teve início com um breve histórico da greve de 2014, além das ações e atuação da Assufba e da Fasubra em mais de três décadas do movimento paredista. Os coordenadores do Sindicato falaram sobre a conjuntura adversa e a agenda nociva aos trabalhadores, tanto no Executivo como no Parlamento, a exemplo do ataque aos direitos dos trabalhadores e os cortes orçamentos das IFES.

Aida Maia e Paulo Vaz esclareceram os servidores sobre a lei que permite os TAEs fazerem greve e falaram sobre o estágio probatório. Os coordenadores convidaram àqueles em estágio a participarem do movimento e reforçaram a disposição política e jurídica da Assufba em ajudá-los com problemas de assédio moral.